Mesmo com apenas duas partidas no ano, já possível se notar algumas das principais ideias de Renato para o Grêmio. Na defesa e no meio-campo o treinador já indica algumas definições. Porém, no lado direito do ataque deixa a disputa aberta e pode fazer testes na quarta-feira, contra o Brasil de Pelotas, na Arena.

Contra o São Luiz e Caxias, Campaz foi escalado no setor. No primeiro jogo, foi participativo e deu assistência para o gol de Bitello. Já na estreia do Gauchão, foi mais discreto e foi substituído no segundo tempo para Galdino vestir a primeira vez a camisa gremista em campo.

O técnico optou por, nestes primeiros jogos, dar a oportunidade ao colombiano de mostrar que pode ser útil para o time na temporada. Atualmente o Grêmio tem seis estrangeiros e o camisa 7 é quem está na frente da fila para ser negociado em comparação com os outros gringos.

Renato já disse que vai rodar a equipe, seja usando as cinco substituições ou também poupando atletas no time titular. Porém, é possível que o técnico já comece a fazer testes na ponta direita.

Tenho conversado com eles (jogadores) e dado oportunidade para todos. Aqui ninguém tem cadeira cativa.

— Renato Portaluppi, técnico do Grêmio

– Quanto ao fechamento do grupo, nunca falo que está fechado, porque quando aparece um jogador interessante, que o clube pode trazer, vamos trazer. Nesse lado direito tenho algumas dúvidas e por isso tenho insistido em fazer o rodízio por ali, até que alguém faça o que temos pedido. Aí sim pode ser que ganhe a camisa – afirmou Renato.

Renato em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Na esquerda, Ferreira é o dono da posição. No lado direito, além de Campaz, Gustavinho passou por ali na decisão da Recopa Gaúcha e, no sábado, Galdino foi utilizado e perdeu um pênalti. Renato ainda tem Guilherme como opção de ponta, mas este costuma atuar mais na função do camisa 10.

Além dessas opções, algum meio-campista mais defensivo pode ser adaptado no setor. Casos de Bitello, atualmente o meia mais próximo de Suárez, e eventualmente Pepê ou Carballo.

Outra alternativa, mas este precisa sair no Boletim Informativo Diário (BID), é usar Franco Cristaldo. No entanto, o argentino não costuma atuar pelo lados, mas sim, como meia centralizado. O jogador tinha sido relacionado para o jogo contra o Caxias, mas precisou ser cortado de última hora.

Campaz disputa bola em Caxias x Grêmio — Foto: Luiz Erbes/Caxias

Campaz disputa bola em Caxias x Grêmio — Foto: Luiz Erbes/Caxias

No mercado, o Grêmio busca a contratação de Michael. No entanto, o ex-Flamengo atua costumeiramente pelo lado esquerdo de ataque. Enquanto isso, Renato aproveita as peças que tem e observa.

O grupo volta aos treinos na tarde desta segunda-feira. O próximo compromisso será na quarta, contra o Brasil, na segunda rodada do Gauchão.



Veja também