Foto: Felix Zucco

Foi com vitória de altos e baixos por 2 a 1 sobre o São José que o time principal do Grêmio iniciou 2022. Ainda em pré-temporada, com a previsão de mais 10 dias de trabalhos físicos, a equipe de Vagner Mancini fez sua estreia em frente ao torcedor após 55 dias da queda para a Série B. Com alguns sustos no segundo tempo, os donos da casa contaram com uma boa atuação de Diego Souza para começar a caminhada no ano com um bom resultado.

A torcida abraçou o grupo de jogadores. Só Vagner Mancini recebeu vaias, sem muita intensidade, na apresentação nos alto falantes do estádio. O Grêmio tomou a iniciativa desde os primeiros minutos principalmente pelo lado direito, em combinações entre Orejuela e Janderson, o time da casa tentou construir suas situações de gol.

O que viria a se concretizar logo no início da partida. Aos 4 minutos, Ferreira cruzou para Diego Souza. O centroavante dominou no peito e ajeitou para o chute, mas o zagueiro bloqueou. Orejuela pegou a sobra e partiu novamente em direção ao gol, mas acabou sofrendo falta na entrada da área. Na cobrança, com cinco minutos, Campaz acertou o ângulo do goleiro Fábio e marcou o primeiro gol do time profissional da temporada.

A vantagem no placar diminuiu o ritmo da partida. O Grêmio tinha a bola para criar e não era ameaçado pelo sistema ofensivo do São José. Contudo, não criava situações de gol.

Como treinado na pré-temporada, o time mostrou disposição para tentar chegar ao gol adversário em velocidade após recuperar a bola. Thiago Santos tentou uma série de lançamentos para Janderson e Ferreira. Diogo Barbosa e Orejuela apareciam também frequentemente no campo de ataque, principalmente pela faixa central do campo.

Campaz jogava solto pela faixa central, aproximando dos volantes nos momentos de saída de bola defensiva e livre para se aproximar de Diego Souza na área quando o time tinha a posse no setor de ataque. Em uma dessas combinações entre os volantes, Thiago Santos perdeu chance aos 24. Janderson recebeu de Diego Souza no lado direito, mas o atacante colocou muita força e a bola passou fora do alcance do volante.

Por conta do forte calor, o jogo foi parado para a hidratação dos jogadores. O tempo para descansar fez bem ao Grêmio, que criou duas chances com Ferreira na reta final do primeiro tempo.

Aos 39, Ferreira recebeu de Thiago Santos e partiu em direção ao gol. O camisa 19 tentou a tabela com Diego Souza dentro da área, mas a devolução do centroavante saiu fraca e Ferreira não conseguiu finalizar em uma boa situação.

Dois minutos depois, o atacante inverteu de posição com Diego Souza. O centroavante foi para o lado esquerdo de ataque e tocou para o camisa 10 driblar um marcador na entrada da área e chutar. A finalização saiu sem força e Fábio fez a defesa.

Na saída para o intervalo, Campaz avaliou o desempenho da equipe:

— Um primeiro tempo positivo, temos coisas para melhorar.

O São José provou que o colombiano estava certo em sua previsão. O time da Zona Norte encontrou e soube explorar a fragilidade gremista na bola aérea defensiva. O Zeca quase marcou no primeiro minuto, após Jadson cabecear livre.

No minuto seguinte, Bruno Jesus marcou em nova falha coletiva do Grêmio. Após cobrança de escanteio, Diego Barbosa afastou mal e devolveu a bola para o jogador que fez a cobrança. Novo cruzamento, Jadson desviou e a bola sobrou para Bruno Jesus. O zagueiro só teve o trabalho de completar para o fundo das redes.

O empate do placar renovou o ímpeto do Grêmio em buscar o gol. E com participação decisiva de Diego Souza. A primeira chance veio em roubada de bola pelo lado esquerdo, aos 10. Diogo Barbosa encontrou o centroavante, que arriscou de primeira. Mas a bola saiu muito acima do gol de Fábio. Em cobrança de falta, Diego quase marcou dois minutos depois. Mirou no ângulo direito, mas colocou um pouco mais de força do que o necessário e a bola passou perto do travessão.

O centroavante na sequência brigou com um marcador no corpo, levou a vantagem e fez o cruzamento pra Ferreira. O atacante não conseguiu ganhar pelo alto. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Ferreira recebeu na entrada da área e fez jogada pela esquerda. O chute saiu ao lado do gol.

A paciência da torcida começava a se esvair. Diogo Barbosa falhou na saída de bola ao tentar um drible e entregar a bola sem nenhum defensor entre Crystopher e Gabriel Grando. Mas o chute do camisa do São José saiu fraco e o Grêmio respondeu no contra-ataque. Ferreira fez jogada pela esquerda e encontrou Campaz livre. Aos 19, O colombiano cruzou para a área e Diego Souza bateu sem marcação para recolocar o Grêmio em vantagem no placar.

Em falha de comunicação entre Gabriel Grando e Bruno Alves, Jadson quase empatou. O zagueiro cabeceou enquanto os jogadores gremistas trombaram, mas a bola saiu pela linha de fundo aos 31. Ferreira ainda criou mais algumas oportunidades, mas Vagner Mancini aproveitou para mexer na equipe e garantir jogadores com fôlego na reta final da partida para garantir o resultado.



Veja também