Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O roteiro dos últimos dois jogos do Grêmio na Série B tem uma semelhança, além da vitória tricolor ao final dos 90 minutos: a substituição de Campaz por Elias no intervalo. As apresentações da joia da base pelos lados, inclusive com gol em Ponta Grossa, acirrou a disputa entre os dois na ponta direita.

Na última quarta-feira, Elias garantiu os três pontos sobre o Operário e consequente entrada no G-4. Ele é o vice-artilheiro gremista no ano, com seis gols, e pode se tornar titular para o duelo com o CRB, na Arena, às 16h30 de sábado.

A mudança no ataque ganha corpo com o passar das partidas. Pode eventualmente demorar mais uma rodada para acontecer, já que o Grêmio terá apenas o treino desta sexta-feira de preparação para o jogo com os alagoanos.

Mas as atuações de Campaz têm sido alvo de preocupação para o técnico Roger Machado. O colombiano, nas palavras do próprio comandante, não tem mantido o nível das atuações em relação aos jogos da reta final do Gauchão.

O Elias nos dá condição de um jogador agudo, diferente do Campaz, que não vem conseguindo repetir as boas atuações. Mas vamos tentando o melhor momento de cada atleta – disse Roger.

O comandante tem em Campaz um meia aberto pelo lado direito, com responsabilidade para ajudar na articulação com Bitello e Lucas Silva. O garoto de 21 anos sempre teve as finalizações como principal característica. No entanto, carrega a atribuição de retornar para ajudar o lateral-direito, o que o afasta do gol rival.

No Tolima, o jovem atuou em algumas oportunidades aberto pelos lados, mas predominantemente pelo lado esquerdo e com liberdade para flutuar. Agora, vê a vaga ameaçada a partir do crescimento de Elias nos últimos dois jogos.

O Campaz no lado não é velocidade, é para ter controle do lado do campo. Não conseguiu hoje (quarta), infelizmente. É difícil comparar. Em casa, com dois rápidos, talvez a gente tenha pouco espaço. Talvez precise de um meia para segurar a bola pela beirada. Elias é um especialista de lado. Entrou muito bem de novo. Vamos estudar – avaliou Roger.

O Grêmio fará o trabalho nesta sexta-feira e depois concentra para a partida com o CRB, no sábado, às 16h30, na Arena. O time gaúcho procura a terceira vitória consecutiva para seguir dentro dos quatro primeiros – atualmente é o quarto, com sete pontos.



Veja também