Com Everton e Luan, Grêmio volta a contar com o “ataque das goleadas”

Técnico Renato Portaluppi terá o retorno dos dois jogadores ao sistema ofensivo da equipe que irá enfrentar o Fluminense

30 de maio de 2018 - Às 06:32
LUCAS UEBEL / Grêmio/Divulgação

O Grêmio das goleadas está de volta. É o que sugere a presença de Luan e Everton, lado a lado, na partida da noite desta quarta-feira, na Arena, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Com os dois juntos, comprovam as estatísticas, o time de Renato viveu seus melhores momentos da temporada, com expressivas goleadas. Não por acaso, os dois atacantes, cada um com oito gols, são os goleadores do time na temporada. Quando ambos se ausentaram, a produção ofensiva caiu de forma preocupante.

Everton, por exemplo, marcou uma vez nos 3 a 0 contra o Inter, duas vezes na goleada de 4 a 0 contra o Brasil-Pel e repetiu a dose frente ao Cerro Porteño-PAR. Também entrou na estatística nas goleadas contra Santos e Monagas-VEN. Já Luan, sozinho, garantiu os 2 a 1 contra o Inter, na fase classificatória do Gauchão, e deixou sua marca frente ao Monagas (4 a 0).

A dupla se desfez depois do Gre-Nal de 12 de maio, na Arena, pela 5ª rodada do Brasileirão. Everton, lesionado, não enfrentou Monagas-VEN, Paraná e Defensor-URU. Desse conjunto de três partidas, Luan não esteve em campo frente aos venezuelanos.

Nesses três jogos, ficou clara a dependência que o ataque do Grêmio tem da dupla. A vitória contra o Monagas, apesar da fragilidade do adversário, só surgiu a partir de um arremate de longa distância de Ramiro e de um pênalti sofrido por Cícero e convertido por Jailson. Frente ao Paraná, sobrou posse de bola, mas faltou objetividade. Tanto que o Grêmio só cresceu a partir das entradas dos garotos Lima e Pepê. Já o chute de Luan, de fora da área, foi a solução para furar a retranca do Defensor.

Um forte sinal de melhora defensiva verificou-se contra o Ceará, domingo, no Castelão. Uma partida em que a ausência de Luan, preservado, foi compensada pela alta produtividade de Everton.

No total, Everton e Luan atuaram juntos pelo Grêmio 17 vezes na atual temporada, informa Marcos Bertoncello, plantão de esportes da Rádio Gaúcha. Com os dois, são dez vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, para Cruzeiro e Inter. O aproveitamento é de quase 70%. Além dos oito gols, cada um tem cinco assistências.

Ex-coordenador técnico do Grêmio, Valdir Espinosa revela admiração com o crescimento alcançado por Everton na temporada. Lembra das dificuldades do atacante em conseguir espaço quando concorria com Pedro Rocha e Fernandinho e entende que, desde então, ele subiu vários degraus.

— Ele e Luan se completam. Um atua por dentro, outro, por fora. E sempre com velocidade. Já será possível perceber uma melhora de rendimento a partir deste jogo contra o Fluminense — aponta Espinosa.

O aumento do poderio ofensivo do Grêmio não é, contudo, garantia de facilidade na partida, adverte Espinosa. Sua avaliação é de que o Fluminense, não obstante as dificuldades financeiras que atravessa, joga neste momento um futebol tão bom quanto o do próprio time de Renato Portaluppi. Ele cita a vocação ofensiva dos dois laterais, a capacidade dos dois volantes de chegarem à área adversária para os arremates e, de modo especial, o centroavante Pedro.

— Para mim, ele é a revelação do campeonato. Meu ataque ideal tem Everton e Pedro — opina Espinosa.

Everton sempre teve no jornalista Lauro Quadros um de seus mais fiéis admiradores. Ex-debatedor do Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, Lauro não hesita em afirmar que, caso mantenha o mesmo padrão, o atacante será presença certa na Seleção Brasileira na Copa de 2022, no Catar. Por isso, ele aposta no crescimento do ataque na noite desta quarta, embora faça uma ressalva.

— O problema é que André ainda não está correspondendo. Está tão mal que leva a torcida a sentir saudades de Jael. Talvez a bola não chegue em condições. Mas até Thonny Anderson soube aproveitar a oportunidade contra o Ceará.

A contribuição de Luan em 2018

Grêmio 2×1 Brasil-Pel
1 gol

Independiente-ARG 1×1 Grêmio
1 gol

Inter 1×2 Grêmio
2 gols

Avenida 0x3 Grêmio
1 gol

Grêmio 4×0 Monagas-VEN
1 gol

Goiás 0x2 Grêmio
1 gol

Grêmio 1×0 Defensor-URU
1 gol

Total: 8 gols

A contribuição de Everton

Grêmio 3×0 Inter
1 gol

Grêmio 4×0 Brasil-Pel
2 gols

Grêmio 4X0 Monagas-VEN
1 gol

Goiás 0x2 Grêmio
1 gol

Grêmio 5×0 Cerro Porteño-PAR
2 gols

Grêmio 5×1 Santos
1 gol

Total: 8 gols

Fonte: ZH



Veja também