Um dos principais nomes do Grêmio dentro de campo nas últimas partidas foi o paraguaio Villasanti. O volante é peça-chave em um novo formato de meio-campo, movimento que teve o dedo do ex-lateral e hoje técnico Arce, mas será desfalque na segunda partida da semifinal do Gauchão.

Villasanti foi convocado para os jogos do Paraguai com Equador e Peru pelas Eliminatórias. O Grêmio tentou a liberação do volante, mas embora a Albirroja não tenha mais chances de classificação, o jogador irá se apresentar e já tem toda a logística montada, com passagens compradas.

Assim, o volante fica fora do segundo Gre-Nal da semifinal do Gauchão e pode também ser baixa em uma eventual primeira partida da final, marcada para dia 26 – o jogo entre Paraguai e Peru ocorre no dia 29, em Lima.

A ausência vai ocorrer justamente quando Roger retomou a ideia do volante atuar mais recuado, como primeiro jogador do meio-campo, centralizado na formação gremista. Foi assim nas duas vitórias do treinador, contra São Luiz e Ypiranga, este no último sábado.

Essa escolha do técnico passa por um papo com o ex-lateral e técnico Arce, que trabalhou com o jogador no Cerro Porteño e foi ex-companheiro de Roger no Grêmio. E passou informações do trabalho com o paraguaio, contratado em 2021 pelo Grêmio.

Quando eu cheguei tomei cuidado de ligar para o Arce. O Villa tinha dois meias ao lado. E ele disse que o Villa gostava de jogar em uma posição atrás da linha da bola e tendo o controle do meia. Eu vi isso contra o São Luiz e pude ver isso hoje. Tentei buscar o equilíbrio e talvez a gente tenha encontrado esse ponto – apontou Roger.

Villasanti é titular de Roger e já foi um volante com mais saída ao compor a dupla com Thiago Santos. Nos dois melhores jogos com o treinador, no entanto, o paraguaio foi o jogador mais defensivo do setor, centralizado, ao lado de Bitello.

A semana vai mostrar se Roger irá repetir a escalação da vitória sobre o Ypiranga contra o Inter. O técnico, em alguns momentos, já falou que pode recorrer a jogadores mais experientes para o Gre-Nal.



Veja também