O Grêmio está no mercado para buscar reforços com status de titular incontestável da equipe. Mas tomará um ritmo mais calmo nos próximos dias por conta do mata-mata com o Independiente Del Valle, pela Libertadores, antes de novos passos no mercado. Douglas Costa segue no radar e Soteldo é nome bastante elogiado.
Os dois são exemplos do tamanho do pensamento no mercado. No entanto, as próximas semanas serão decisivas nas buscas. Em caso de classificação, o Tricolor ganha mais fôlego para investir e pensar no futuro dentro da Libertadores. Mas uma queda faz recalcular a rota.
Na quarta, o Tricolor começa a decidir a terceira fase com o Independiente Del Valle, em Quito. A segunda partida ocorre na Arena, na semana seguinte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/L/A/AeeyuqQtewjWjd48jcVw/2020-10-24t140539z-773862603-up1egao135fk0-rtrmadp-3-soccer-germany-bay-sge-report.jpg)
Douglas Costa é um dos nomes acompanhados pelo clube e já contatados por Renato — Foto: Reuters
Apesar disso, o técnico Renato Portaluppi irá usar a viagem a Quito para reuniões com o CEO Carlos Amodeo e o presidente Romildo Bolzan para tratar de possíveis nomes. Após Borré, o clube gaúcho procura um alvo para o setor ofensivo.
— As coisas que ocorrem no CT do Grêmio precisam ficar no CT. Quando saem, nos prejudica. É ruim para todo mundo. Prejudica a negociação. Temos procurado corrigir para que não saia. Falo com Amodeo, presidente. Estamos no mercado e vamos reforçar o grupo. Pedimos um pouco de paciência. Uma das promessas do presidente quando renovei foi que ele iria e contratar. E vai contratar — destacou Renato.
Apesar do departamento de futebol gostar muito de Soteldo, há diversas complicações no negócio com a briga entre Huachipato e Santos na Fifa. O valor do venezuelano também é alto, cerca de 5 milhões de dólares por 50%.
Ao mesmo tempo, a situação de Douglas Costa é acompanhada de perto pela diretoria. O próprio técnico Renato Portaluppi admitiu que conversou com o jogador. O atacante já manifestou o desejo de retornar ao Grêmio e trata com a Juventus, da Itália, de uma possível liberação. Teria de abrir mão de valores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/V/K/lFmFwGSe2KCRj5KJg4Zg/img-5341.jpg)
Renato Portaluppi quer usar viagem para falar sobre reforços — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Dentro do Grêmio, ao mesmo tempo, existe um receio sobre a condição física de Douglas. A intenção do clube seria amarrar um acordo que condicione o investimento alto a participação em jogos.
Qualquer resolução, no entanto, só seria para o verão europeu, quando acaba o empréstimo de Douglas ao Bayern. O atacante tem valores a receber da Juventus, com a qual tem contrato até o meio de 2022, o que poderia facilitar a situação.
O caso de Borré foi uma saída do Grêmio do negócio. O agente André Cury já deixou claro que, se o clube voltar atrás, ainda é possível fazer a transferência. Mas a situação não está em análise no momento.
Eu mesmo falei com o jogador (Borré). O presidente e o Amodeo falaram com ele. Estava tudo certo, mas não podemos colocar o revólver na cabeça de ninguém. Ele não quis, deu para trás na hora H.— Renato
O Grêmio, até o momento, já contratou o lateral-direito Rafinha, que não pode ser usado na terceira fase da Libertadores, e o volante Thiago Santos. Este tem chegada prevista para quarta-feira em Porto Alegre.