Staff Images Woman / CONMEBOL

Aos 25 anos, Lorena, do Grêmio, se tornou uma peça histórica na campanha do título da Seleção Feminina na Copa América. Ela é a primeira goleira a terminar a competição sem sofrer nenhum gol, consolidando a melhor defesa do Brasil em todas as edições do torneio e a melhor na posição na edição de 2022.

Essa foi a primeira decisão de Lorena com a camisa verde e amarela. Ela ganhou espaço na seleção principal a partir da construção do novo ciclo depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além das atuações sólidas em embaixo das traves, a arqueira virou peça-chave na construção de jogadas.

— Quanto mais partidas ela faz, mais confiante ela fica, mais calma terá e mais tomará a iniciativa. Por exemplo: na transição da defesa para o ataque, ela está mais rápida na reposição, lendo o jogo melhor. Essas situações fazem com que ela cresça. É uma ótima oportunidade para que ela ganhe experiência — destacou a técnica Pia Sundhage durante às semifinais.

Após a conquista do título sobre a Colômbia, no sábado (30), Lorena fez questão de dividir o mérito com as companheiras e mostrou emoção com o feito.

— É como sempre digo: a defesa não parte ali só da goleira, vem desde as atacantes, que começam a marcação lá em cima do time adversário. Só tenho a agradecer a Deus, porque sempre digo que os sonhos dele são maiores que os meus e eu não imaginava fazer um campeonato sem tomar gol. Trabalho para isso, mas Deus é maravilhoso na minha vida. Esse troféu de melhor goleira tem um significado muito especial e com certeza eu vou guardar com muito carinho. Só tenho a agradecer, é o primeiro título de muitos — disse, emocionada, exaltando o trabalho técnico e psicológico.

A goleira agora se apresenta ao Grêmio para as duas rodadas decisivas do Brasileirão Feminino, diante de São José e Corinthians. O time busca a classificação para a fase de mata-mata.

Números da Lorena na Copa América

  • 6 jogos
  • 11 defesas
  • 85/87 passes certos
  • 39% de acerto nos lançamentos 
  • Nenhum gol sofrido

*Números do Footstats



Veja também