
Renato Portaluppi optou por colocar um time suplente no último domingo, em Chapecó, e obteve importante ponto fora de casa, mas perdeu Bressan por lesão muscular na coxa aos 30 minutos do segundo tempo. Desta forma, o treinador terá apenas três jogadores especialistas da função na maioria da série sete jogos em 27 dias por três competições diferentes. Se a previsão de Renato se confirmar.
“Com certeza, duas ou três semanas. Estamos basicamente com três zagueiros em três competições”, afirmou o técnico após o empate contra a Chapecoense. “É lógico que precisamos de um zagueiro. Temos conversado, trocado ideias, mas não adianta trazer por trazer. Precisamos trazer um zagueiro bom, que vá nos ajudar, e que se encaixe no grupo do Grêmio. Temos três competições dificílimas e, hoje (no domingo), perdemos o Bressan por um problema muscular”, lamentou.
Recentemente, o Grêmio contratou Matias Antonini. O defensor, de 20 anos, teve passagens pela base da Inter de Milão e fez alguns jogos entre os profissionais do Cagliari, mas foi contratado para testes no grupo de transição (categoria sub-23). Os dirigentes do Tricolor descartam buscar na base um atleta para o grupo de Renato e seguem vasculhando o mercado atrás de um jogador de acordo com o pedido do técnico.
Devido a essas dificuldades e a chegada das partidas decisivas nos mata matas, o planejamento é manter utilizando reservas no Brasileiro. “Faz dois anos que falo a mesma coisa. Jogador não é robô. Ele tem que descansar para termos uma equipe inteira. Colocamos uma equipe diferente e perdemos o Bressan. Imagina se colocamos a equipe principal e perdemos dois ou três jogadores. Imagina o prejuízo que teríamos a partir de quarta-feira”, afirmou o técnico.
O treinador ainda comentou sobre o concorrente da próxima quarta-feira, que utilizou titulares no domingo. “Você (repórter) pode me perguntar, mas e o Flamengo que colocou a equipe principal hoje? Estou antecipando os teus pensamentos. Jogar no Maracanã contra o Sport é mole. Jogar em casa, sem viajar e sem desgaste. Queria ver se o jogo fosse em Recife. Não tenho nada a ver com o Flamengo, que tem o direito de fazer o que bem entender, mas a decisão é essa”, declarou Renato Portaluppi.
O Grêmio volta aos treinamentos nesta segunda-feira, a partir das 15h30min, visando o confronto das quartas de final da Copa do Brasil. A preparação termina na terça-feira em horário ainda não divulgado. O jogo contra o Flamengo está marcado para quarta-feira, às 21h45min, na Arena. A partida de volta ocorre no dia 15 de agosto, no mesmo horário, no Maracanã.