Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O ano ainda não acabou, mas o planejamento para 2020 já está em andamento. Depois de visitar o Flamengo há cerca de três meses e como contrapartida aos recorrentes casos de lesão no elenco, o Grêmio tem encaminhado para o próximo ano um investimento de R$ 1 milhão para o departamento médico.

A ideia do clube é modernizar equipamentos nos setores de tratamento e recuperação. O mesmo valor já foi aplicado em melhorias durante 2018, o que totalizará R$ 2 milhões na área.

Ainda nesta temporada, o clube adquiriu máquinas para as áreas de fisioterapia, fisiologia e médica. Um dos equipamentos de ondas de choque tem o objetivo de acelerar o tratamento de lesões dos atletas. Segundo o clube, é único no Rio Grande do Sul.

Exemplo no algoz

A área médica do clube ganhou destaque depois da eliminação para o Flamengo, na semifinal da Libertadores. A torcida gremista cobrou o fato de o time carioca recuperar Arrascaeta e Rafinha em curto período, devido à gravidade das lesões, para o segundo jogo, no Maracanã.

Enquanto isso, Jean Pyerre sequer entrou em campo nos dois enfrentamentos devido a uma lesão muscular na coxa direita. Luan, o substituto para a posição, não teve condições de atuar na segunda partida por conta de uma fratura no osso do pé direito. O Grêmio acabou eliminado com uma goleada por 5 a 0 no Rio de Janeiro.

Há três meses, o vice-presidente Marcos Herrmann e o médico Márcio Dornelles visitaram as instalações do Flamengo para conhecer os equipamentos e processos do clube carioca. Também buscaram possibilidades para alvos de investimento.

— Acho que o departamento médico, de recuperação e fisioterapia de Grêmio e Flamengo são equivalentes. Estivemos vendo os aparelhos do Flamengo, temos ideias de comprar novos. Temos excelente relação com eles, que dizem que estamos superbem em termos de aparelhagem. Que os aparelhos não deviam nada para os nossos e nem os nossos aos deles — explicou o vice de futebol Duda Kroeff.

Para o jogo desta quarta-feira, contra o Vasco, o Grêmio não tem vários jogadores à disposição. A lista, que já tinha Jean Pyerre, Vizeu, Leonardo e Luan, ganhou ainda Geromel, com contusão muscular; Maicon, preservado com dores no joelho esquerdo; e Alisson, em observação após pancada na cabeça.



Veja também