O lateral-direito Vanderson tem sido uma rara exceção dentro da crise do Grêmio na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. Responsável por um gol e uma assistência na derrota para o Athletico, atraiu o olhar da comissão técnica da seleção brasileira. Além disso, é o jogador que mais atuou pelo time em 2021.

No 4 a 2 sofrido no domingo, o lateral-direito cruzou para Thiago Santos descontar e depois aproveitou passe de Douglas Costa e fez o segundo gremista em lance praticamente sem ângulo. Um oásis dentro de uma atuação complicada na Arena da Baixada.

om o gol, Vanderson chegou a três marcados no Brasileirão e se tornou o vice-artilheiro na competição, atrás apenas de Borja. Além disso, é uma válvula de escape do time pela direita. Em jogos na Arena, o ge já pode observar mais de uma vez Felipão pedindo para a equipe acionar o lateral.

Vanderson fez 38 partidas até o momento na temporada e lidera com alguma folga a lista, de mais assíduos do elenco, que tem Léo Pereira logo depois, com 36, e Ferreirra e Ruan, com 35.

Vanderson marcou gol pelo Grêmio na derrota de 4 a 2 para o Athletico-PR — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Vanderson marcou gol pelo Grêmio na derrota de 4 a 2 para o Athletico-PR — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Especificamente dentro do Brasileirão, foi utilizado 16 vezes, contra 15 de Rafinha, Léo Pereira e Gabriel Chapecó. O lateral é responsável por quatro gols e quatro assistências no ano.

Olho do exterior e da Seleção

Todo esse destaque durante o ano tornou o jovem de 20 anos alvo do Brentford, da Premier League, em oferta de 14 milhões de euros no total (R$ 88,25 milhões).

O Grêmio comprou um percentual nesta temporada e tem 70% dos direitos econômicos do lateral. A negociação com o clube inglês não foi fechada por pouco justamente pela importância do jovem tecnicamente no time.

Na convocação da seleção brasileira feita na última semana, o nome do jogador foi citado entre as alternativas para a posição. Tite listava as opções ao comentar sobre a situação de Daniel Alves, sem clube desde a saída do São Paulo, e o auxiliar Cléber Xavier lembrou o nome de Vanderson entre os observados.

– Estamos torcendo para que a situação dele (Daniel Alves) seja conduzida da melhor forma possível. Para ele competir com Fagner, Danilo, Emerson, Gabriel Menino, o Vanderson e diversos atletas – comentou Tite.

O Grêmio volta a treinar nesta terça-feira no CT Luiz Carvalho. No momento, ocupa a 18ª posição do Brasileirão, com 22 pontos, e encara o Sport no próximo domingo, na Arena, às 20h30.



Veja também