Cinco promessas da base do Grêmio para 2021

1 de janeiro de 2021 - Às 12:11

As categorias de base do Grêmio têm revelado inúmeros jogadores nas últimas temporadas. Do goleiro ao centroavante, o Tricolor anualmente tem integrado atletas formados dentro do clube para o elenco profissional.

O ano de 2020, ainda que com uma pandemia, revelou jogadores oriundos da base para o elenco principal — casos do lateral-direito Vanderson e dos atacantes Rildo e Fabrício, vice-campeões da Copa São Paulo no início do ano.

A próxima temporada promete revelar outros atletas, e GZH traz uma lista de cinco jogadores que o torcedor gremista pode ficar de olho para 2021. Confira:  

Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA
Zagueiro teve passagem pelo VascoRodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Gustavo Martins – 18 anos

Carioca, teve passagem pelo sub-17 do Vasco até chegar ao Grêmio em 2019, participando inclusive de treinamentos com a Seleção.  Faz parte do elenco que está nas quartas de final do Brasileirão sub-20, assumindo a vaga de titular a partir do meio da competição. 

— É um zagueiro de antecipação, que é rápido, tem uma ótima recuperação, tem uma impulsão muito boa,  com uma bola aérea forte. Além disso, sabe sair jogando caso o treinador peça. É um zagueiro muito técnico. Destro, mas sabe jogar com esquerda, também já jogou volante. Por características, é um zagueiro que se assemelha mais a Geromel do que Kannemann, guardadas as proporções — afirma Wagner Gonçalves, coordenador técnico das categorias de base do Tricolor.

Rodrigo Fatturi / Grêmio, Divulgação
Jogador está no Tricolor desde seus 10 anosRodrigo Fatturi / Grêmio, Divulgação

Sarará – 18 anos

O jogador é mais um da fábrica de volantes formados no Tricolor. Depois de Walace, Arthur, Matheus Henrique e Darlan, Sarará é apontado como um dos herdeiros da posição no meio de campo gremista. Ele é um jogador alto e com porte físico, o que o permite jogar na primeira função de meio de campo, mas também mais avançado.

— É um jogador muito competitivo, bem fundamentado, tem facilidade para o passe e para a bola longa, sabe jogar com as duas pernas e tem visão de jogo. Diria que ele é uma mistura do Walace com o Maicon pelas características. É um jogador muito competitivo, dedicado na marcação e bastante agressivo — ressalta o coordenador técnico.

Em agosto de 2020, o jogador renovou seu contrato com o clube gaúcho até o final da temporada de 2023. Ele está no Grêmio desde os seus 10 anos.

Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA
Jogador veio do São PauloRodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Ricardinho – 19 anos

O atacante foi buscado pela captação gremista na temporada de 2020. O jogador se encaixou no perfil de camisa 9 pretendido pela direção tricolor, com mais mobilidade. O atleta já vinha sendo observado e, com o fim do vínculo dele com o São Paulo, o Grêmio trouxe Ricardinho para Porto Alegre.

 — Ele tem a virtude de sair mais da área, mas acho que a principal característica dele é ser oportunista, está sempre atento do que está acontecendo na área, tem um bom segundo pau, é rápido para antecipar, faz bem o pivô. Ele tem sido decisivo para a gente — afirma Wagner Gonçalves.

Com 11 partidas no Brasileirão sub-20, Ricardinho já tem oito gols marcados com a camisa tricolor e vem sendo um dos principais destaques da equipe de César Lopes ao lado de Pedro Lucas, meio-campista, e Léo Fenga, atacante.

Maurício Nunes / Fotografia do Esporte/Divulgação
Colombiano chamou atenção do Grêmio em um torneio na ColômbiaMaurício Nunes / Fotografia do Esporte/Divulgação

Kevin Quejada – 18 anos

Observado ainda no ano passado em um torneio da cidade de Cali, na Colômbia, Quejada veio para Porto Alegre no começo do ano para um período de estágio, jogou a Copa Santiago pelo Grêmio e retornou nos últimos meses em definitivo para o Tricolor.

—  Ele é um 9 muito característico, é um jogador muito forte fisicamente, o biótipo do colombiano é assim, né? A gente viu também essa questão do oportunismo nele. Agora, vamos trabalhar para ele evoluir ainda mais — relatou o coordenador técnico das categorias de base do Grêmio.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Jogador renovou contrato até 2024Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Wesley – 18 anos

Com destaque no sub-17 na temporada de 2019 e com boas participações na Copa Santiago e na Copa São Paulo, o atacante é uma das apostas do Grêmio para seguir a linhagem de jogadores de lado de campo no elenco profissional. Ainda que venha alternando momentos de titularidade e de reserva no Brasileirão sub-20, Wesley é considerado um atleta de futuro pela direção do clube.

— É um atacante muito potente, tem o drible curto para médio muito forte, tem facilidade no 1 contra 1, avança muito bem, vem amadurecendo bastante. É um jogador  que o clube deposita muito futuro. A virtude dele é essa presença de ataque, com potência, ainda vem melhorando em muitos aspectos, mas acreditamos muito nele, que joga pelo lado e tem tudo para ser um atacante de destaque no profissional  — ressalta Wagner Gonçalves.

O atacante assinou em 2020 um novo vínculo até 2024, com multa rescisória agora estipulada em 100 milhões de euros (R$ 650 milhões).  



Veja também