Grêmio voltou aos trabalhos na quinta-feira (9) para a temporada de 2020. Vinte e três jogadores se reapresentaram no CT Luiz Carvalho para dar início à preparação para Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Entre especulações de chegadas e saídas, dois jogadores foram caras novas: o lateral-direito Victor Ferraz, vindo do Santos, e Lucas Silva, volante com passagem por Cruzeiro e Real Madrid.

Não estiveram na reapresentação, mas farão parte do grupo, os atletas que estão com a seleção sub-23 para a disputa do pré-olímpico na Colômbia. São eles o goleiro Phelipe Megiolaro, o volante Matheus Henrique e o atacante Pepê. Além de quatro garotos que estão em Montevidéu com a seleção gaúcha para amistosos contra a seleção sub-23 do Uruguai: o goleiro Brenno, o volante Matheus Frizzo, o meia Isaque e o atacante Ferreira.

Confira cinco fatos que marcaram a reapresentação:

Marco Favero / Agencia RBS
Treinador retornou ao Rio de Janeiro na quinta-feiraMarco Favero / Agencia RBS

Mais férias para Renato
Já que o treinador realizou um curso na CBF durante o início do período de férias do elenco gremista, Renato Portaluppi recebeu mais 10 dias de folga. Ele esteve na reapresentação, na quinta-feira, mas no mesmo dia retornou ao Rio de Janeiro, onde passará por um procedimento cirúrgico no sábado.

Assim, o início das atividades será sob o comando do preparador físico Rogério Dias e do auxiliar Victor Hugo Signorelli. 

Marco Favero / Agencia RBS
Victor Ferraz foi uma das contratações para 2020Marco Favero / Agencia RBS

Caras novas
Em relação ao elenco que acabou a temporada de 2019, o Grêmio contou com dois novos jogadores na reapresentação do grupo para o ano de 2020. O lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva estiveram presentes no CT Luiz Carvalho.

Novos reforços são esperados nas próximas semanas para fortalecer o plantel gremista.

Marco Favero / Agencia RBS
Situação de Tardelli no clube ainda é incertaMarco Favero / Agencia RBS

Quase foram, mas ficaram
Especulados fora do Grêmio durante toda janela de transferências, os atacantes André e Diego Tardelli estiveram presentes na reapresentação gremista. 

Ainda assim, suas permanências não estão garantidas para a sequência da temporada, e o Tricolor aguarda propostas pelos jogadores.

As ausências
Em relação ao elenco do ano passado, estiveram ausentes o volante Michel, que acertou sua saída para o Fortaleza, o meia Thonny Anderson, que foi negociado com o Red Bull Bragantino, e os três garotos que integram a seleção brasileira sub-23, que disputa o Pré-Olímpico, na Colômbia: Phelipe Megiolaro, Matheus Henrique e Pepê. Esses últimos, porém, retornam na segunda semana de fevereiro.

Recondicionamento físico
Nada de trabalho com bola no dia da reapresentação gremista. Os atletas ficaram apenas na academia, realizando exames médicos e corridas na esteira. Neste início de pré-temporada, os jogadores trabalharão em dois turno — manhã e tarde — e, a partir de sábado, ficarão no CT Luiz Carvalho em regime de concentração. O foco das atividades deste começo de ano será recondicionar os atletas fisicamente. 



Veja também