Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

A súbita venda de Jailson para o Fenerbahçe, da Turquia, abre uma lacuna no time titular do Grêmio. E também dá mais espaço a outros opções no elenco, já que o clube não irá ao mercado em busca de reposição. Cícero deve assumir a vaga, mas será cada vez mais comum ver Matheus Henrique e Thaciano como volantes, além do retorno de Michel, afastado há mais de três meses dos gramados. O jovem Jean Pyerre corre por fora.

O Grêmio deixou clara a intenção de apostar nos jogadores do atual elenco ao confirmar o acordo de R$ 19 milhões com os turcos – ainda manteve 20% de uma futura venda de Jailson. Até porque os prazos para inscrições estão próximos do fim. A partir da próxima terça, por exemplo, o clube não pode ter novos jogadores no Brasileirão.

Cícero é o mais cotado para assumir a vaga no time titular (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Cícero é o mais cotado para assumir a vaga no time titular (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

A janela para contratar jogadores do futebol internacional também já está fechada. Portanto, a opção do Tricolor é mesmo apostar no que tem em casa.

– A gente entende, e o Renato participa disso, que dentro do grupo temos peças muito qualificadas que podem suprir a ausência. Não pretendemos trazer ninguém, o prazo de trazer de fora do Brasil não tem mais, o do Brasileiro termina terça. Estamos satisfeitos com as peças que temos – comentou o executivo André Zanotta.

As opções de Renato

Cícero desponta como favorito para ser o parceiro de Maicon a partir da saída de Jailson. Até poucos jogos atrás, o experiente meio-campista era o titular ao lado do capitão. Perdeu a vaga na partida de volta contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, no Maracanã, dia 15. Deve recair sobre as costas do já calejado jogador a responsabilidade por manter o nível da equipe, ainda irregular desde a saída de Arthur para o Barcelona.

Certamente, o torcedor verá com mais frequência Thaciano e Matheus Henrique na posição. O primeiro já tem sido utilizado por ali, apesar de possuir características ofensivas. Para corrigir os movimentos, recebe atenção especial de Renato. No treino de quarta-feira, por exemplo, o técnico parou o coletivo e deu orientações específicas ao jogador para endradar o corpo na hora de receber o passe e começar as jogadas. É a reposição imediata a Cícero e Maicon.

Matheus Henrique surgiu neste ano e ganhou moral nas últimas semanas. Cavou chances no time reserva, mostrou qualidade e semelhanças no estilo com Arthur e caiu nas graças da torcida. No entanto, atualmente se recupera de lesão no joelho esquerdo. Embora já tenha feito algumas atividades de fisioterapia com bola. Ainda vai demorar a ser reintegrado ao elenco.

Já Michel tem cartaz de titular, vide o desempenho em praticamente toda a campanha do tri da América no ano passado. Perdeu a posição para Jailson por ter de passar por uma artroscopia no joelho esquerdo na reta final da Libertadores. Agora, está recuperado de uma lesão muscular grave, sofrida ainda em maio. Treina normalmente, mas sequer foi relacionado no segundo semestre.

Jean Pyerre e Michel são alternativas no meio-campo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio )

Jean Pyerre e Michel são alternativas no meio-campo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio )

Renato ainda pode optar por deslocar Ramiro de volta para o setor. Até porque Alisson tem atuado com qualidade no lado direito ofensivo quando chamado pelo comandante.

Depois, o elenco apresenta alternativas menos utilizados até o momento. A principal delas é Jean Pyerre, jovem da base visto com bons olhos pela diretoria. Já foi colocado por Renato na derrota para o Atlético-PR, na última rodada do Brasileirão. Deve ser, junto a Matheus Henrique, inscrito para as quartas de final da Libertadores, nos lugares de Jailson e Hernane.

Desde a saída de Arthur, durante a parada do calendário para a Copa, o Grêmio viu Cícero e Jailson se revezarem na função. Resta agora ao primeiro a chance de se firmar novamente e encarreirar uma sequência de boas atuações como titular. A primeira oportunidade deve ser no sábado, contra o Botafogo, pela 22ª rodada do Brasileirão, na Arena.



Veja também