Enquanto a torcida do Grêmio se mobiliza para pedir a permanência de Luan, a mensagem passada pelo clube gaúcho é da possibilidade real de saída do jogador em 2020. O Corinthians é o principal interessado. Mas tudo passa por um negócio que resolva os anseios financeiros do Tricolor, além de outros fatores.
O próprio estafe do Rei da América de 2017 vê com bons olhos uma mudança de ares. Na próxima semana, o empresário Paulo Pitombeira irá se reunir com o Timão para dar andamento ao possível negócio. O presidente do Grêmio Romildo Bolzan Júnior deu o recado no fim de semana: é preciso conversar com o clube.
— O Grêmio não pode fazer avaliação, porque ninguém conversou conosco. Não conversem com jogador antes de conversar com a gente. Podemos ter situação de negócio. Tem que ser bom para o jogador e para o Grêmio. Esperamos uma situação importante do Luan, porque é o jogador que conhecemos. Se quiserem fazer negócio, conversem conosco – avisou Bolzan em entrevista coletiva.
A proposta corintiana deve girar em torno de 5,5 milhões de euros (R$ 25,5 milhões). O clube gaúcho tem 60% dos direitos econômicos de Luan. O valor poderia ser utilizado para o Grêmio investir em Raphael Veiga, alvo para 2020.
Rendimento
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/10/17/luann.jpg)
Luan não joga desde outubro — Foto: Reprodução / RBS TV
Luan encerra a temporada pela segunda vez seguida no departamento médico. Recupera-se de uma fissura no pé direito e não joga desde o dia 16 de outubro, na derrota por 1 a 0 para o Bahia.
Nos últimos dois anos, teve uma queda de rendimento se comparado ao seu auge vivido em 2017. Porém, contabiliza nove gols marcados e 10 assistências – é o líder no quesito ao lado de Alisson.
Depois de começar o ano como titular, foi sacado por Renato Gaúcho e viu Jean Pyerre crescer no elenco. Chegou a ser afastado pelo técnico gremista para trabalhar a parte física. Quando Jean teve problema na coxa direita, Luan reassumiu a posição e vinha em evolução. Até sofrer a lesão no pé direito.
— O Luan precisa melhorar muito ainda. Está longe de ser aquele Luan. Não pode ser equiparado a um outro jogador. É de um nível superior. Ele precisa jogar bem mais do que tem jogado — disse Renato no início de outubro, quando o jogador ganhou sequência como titular.
Luan em 2019
- 36 jogos
- 9 gols
- 10 assistências
- 2.252 minutos em campo
Contrato
Luan tem vínculo com o Grêmio até o final de 2020. Assim, na metade do ano que vem ficaria livre para assinar um pré-contrato com outro clube sem ressarcimento aos cofres tricolores.
O histórico mostra que não é a atitude a ser tomada pelo atacante, que sempre deixou clara a intenção de deixar o clube por valores proporcionais ao que foi investido em sua formação. Por outro lado, este é um momento chave para o Tricolor fazer algum dinheiro com o camisa 7.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/11/28/unnamed_1.png)
Luan foi campeão da Libertadores e Rei da América em 2017 — Foto: Reprodução
Aos 26 anos, já não possui o mesmo apetite do mercado de outrora, bem como as cifras envolvidas em um possível negócio diminuem com o passar do tempo.
Em 2017, Luan escolheu ficar no Grêmio quando teve uma proposta do Spartak Moscou, da Rússia. A opção se mostrou acertada, já que o Tricolor acabou campeão da Libertadores daquele ano, com o jogador como Rei da América.
Alívio na folha
O contrato de Luan, quando renovado em 2017, previa uma série de gatilhos de aumento salarial. Um deles vale para o último ano de vínculo, que se inicia em janeiro de 2020.
O custo alto mensal do camisa 7 não seria problema se ele mantivesse a titularidade e o desempenho de outros tempos. O Grêmio vê em Luan um jogador que pode entregar qualidade ao time. Por outro lado, a intenção é de diminuir a folha salarial para o próximo ano.
Suprir carências
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/06/48689312432_5612d38c47_o.jpg)
Luan pode acabar também como moeda de troca — Foto: Rodrigo Fatturi/DVG/Grêmio
Apesar do quarto ano superavitário, o Grêmio não tem exatamente muito dinheiro para investir. E promete se aproveitar de trocas para reforçar o elenco em 2020. Com um nome do tamanho de Luan aberto a propostas, pode buscar dinheiro e também jogadores para efetivar a transação.
Com a provável saída de Rômulo ao fim da temporada, o Grêmio fica somente com Maicon, Matheus Henrique, Michel e Darlan entre os volantes. O Tricolor também deve ir atrás de um lateral-direito, um meia e um atacante, pelo menos.