Foto: Lucas Uebel

Se tudo der certo novamente, direção e comissão técnica do Grêmio terão de prever muitas viagens e concentrações no Ano Novo. Em 2018, com cinco competições confirmadas e duas que ainda podem ocorrer, o clube poderá chegar a 81 jogos disputados.

No ano que terminou, a maratona tricolor registrou bem perto desse número, com 79 partidas. A diferença era a previsão maior, com 85 jogos por causa da Primeira Liga. Sem ter disputado apenas as finais do Gauchão, finais da Copa do Brasil e semi e final da Primeira Liga, o Grêmio ficou perto do limite estabelecido pelo calendário. Os titulares estiveram em campo de 55 a 60 vezes, representando 70% do total.

Em 2018, há o acréscimo da Recopa Sul-Americana com dois duelos contra o Independiente-ARG ainda em fevereiro. Por enquanto, o clube tem confirmados o Gauchão com 17 datas possíveis, Libertadores com 14 jogos previstos até a final, Copa do Brasil com oito confrontos, as 38 rodadas do Brasileirão e ida e volta na Recopa.

Esperado pelos torcedores mais uma vez, o Mundial de Clubes pode elevar o número para 81. A Primeira Liga é a indefinição. Se ocorrer, aumenta a maratona tricolor em 2018. Mas a tendência atual é de que a competição não seja realizada.



Veja também