
Os últimos dois jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro tiveram cenários muito semelhantes, senão idênticos. Paraná e Inter adotaram estratégias basicamente defensivas contra o Tricolor e geraram muitas dificuldades para o time de Renato. Nas duas partidas, o placar se repetiu: 0 a 0. O zagueiro Bressan concedeu entrevista nesta segunda-feira e falou sobre a situação. Admitiu que o toque de bola gremista precisa ser mais agressivo em alguns momentos.
Nas duas partidas, o Grêmio ficou com a bola mais de 65% do tempo. Mas em grande parte das ações, se gerar riscos para o adversário. Contra o Paraná, por exemplo, foram três chances de gol criadas nos 90 minutos. E muitos passes laterais para circular a bola sem achar espaços na defesa do adversário.
– Acredito que essa possa ser a tendencia de equipes que venham a nos enfrentar, vamos ter que nos preparar ainda mais para furar estes bloqueios. É muito dificil jogar com uma equipe com os 11 atrás da linha da bola. São formas de trabalhar, tivemos três ou quatro situações. Principalmente em cruzamentos na área que não conseguimos concluir. Demonstra que o Grêmio adquiriu respeito das equipes. Jogam atrás da linha da bola, nossa equipe gosta de ter a bola. É verdade que temos que ser um pouquinho mais agressivos, conversamos isso também. Esses pontos não voltam, vamos recuperar os pontos ali na frente – comentou o zagueiro gremista.
Substituto de Geromel, Bressan deve ser o titular até o retorno do zagueiro da seleção brasileira. Aproveitou uma brecha dada a partir da lesão de Paulo Miranda, geralmente a escolha imediata de Renato pelo lado direito. Dentro do elenco, os dois jogos sem balançar as redes não geram preocupação.
– É uma questão tranquila, temos qualidade para isso, já demonstramos. Não é qualquer equipe que faz cinco no Santos, em outros jogos já fizemos. Claro que incomoda ter passado sem fazer gols, mas fizemos dois na Venezuela. Não vejo como um problema. É mais dificil pegar uma equipe retrancada. A questão da ansiedade não pega, confiamos nos jogadores para fazer o gol – completou Bressan.
O Grêmio ainda faz mais um treinamento, na tarde desta terça-feira, antes do duelo com o Defensor, nesta quarta, pela Libertadores. O início da atividade será com portões fechados, para Renato definir a escalação da equipe. Jael é a principal dúvida, com dores na coxa direita. Maicosuel também pode perder a vaga para Lima no lado esquerdo de ataque.