O Grêmio venceu e convenceu. O Tricolor apostou em uma nova formação, com três volantes, e atropelou o Cruzeiro por 3 a 0, na noite deste domingo, na Arena, pela 21ª rodada do Brasileirão. O auxiliar de Renato exaltou a postura do time e explicou a escolha pelo modelo com um tripé no meio.
Sem Renato Portaluppi, suspenso, a equipe foi comandada por Alexandre Mendes, que creditou a vitória à estratégia pensada de atuar com um meio-campo preenchido, com Villasanti, Carballo e Pepê. Para ele, a alternativa surpreendeu o rival e proporcionou dificuldades para o time de Pepa.
– Os três pontos são importantíssimos, mas a mudança de postura da equipe favoreceu o nosso resultado. Desde que eu trabalho no futebol, eu penso que o futebol se ganha no meio de campo. O Cruzeiro tem uma transição ofensiva muito forte, tem jogadores de velocidade, e nós fizemos ao contrário. Procuramos ter um aumento numérico de jogadores no meio para confundir a marcação – analisou Mendes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/F/6/mD4CmmRamxwW4ioBMKWQ/gremio-vitoria-cruzeiro-4-.jpg)
Alexandre Mendes, auxiliar de Renato, comandou o Grêmio neste domingo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A escolha por preencher a faixa central do campo com volantes em nenhum momento deixou o Grêmio desprovido de alternativas para criar. Esse fato ficou ainda mais evidenciado pela participação desses jogadores no acabamento das jogadas. Carballo e Pepê apareceram na frente e marcaram.
– Quando você pensa em volantes já se pensa na parte defensiva. Mas, na verdade, não. Nós temos três volantes que constroem muito bem, se tornam meias e, às vezes, até atacantes, tanto é que o Felipe (Carballo) fez gol hoje. A aproximação desses jogadores como forma de uma surpresa para o adversário é importante. E o Renato treinou muito bem. Os jogadores entenderam e compraram a ideia – acrescentou.
Com o triunfo dentro dos seus domínios, o Grêmio voltou a figurar entre os quatro melhores times do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa, no momento, a terceira colocação com 36 pontos, quatro a menos que o Palmeiras, vice-líder.