Na noite desta Quarta (07) contra o poderoso Brasil de Pelotas, o Tricolor Gaúcho enfim venceu. Tarde, na 6ª rodada do Campeonato Gaúcho, mas pelas circunstâncias foi uma vitória mais do que aliviadora.

O Grêmio (titular) começou o jogo com um peso nas costas. Criado não pela sua derrota na rodada passada contra o Cruzeiro (RS) na Arena mas pelos resultados esperados e pela expectativa. Era praticamente impossível pensar em perder. Contudo, o que se viu no primeiro tempo foi exatamente o que se viu também na derrota para o Cruzeiro (RS): desorganização, mal posicionamento, escalação frustrada e pouca efetividade.

Com a mesma formação do jogo anterior, Renato tentou de alguma forma entrosar o time que, até então, seria o escolhido para os jogos da Recopa, na Argentina e em Porto Alegre. Viu, infelizmente, a necessidade de um homem posicionado no ataque. Cícero como falso 9 pouco foi acionado, ou melhor, pouco jogou. Luan com sua maestria comandou com Everton as melhores oportunidades, mas sem conclusões e tampouco presença de área.

No segundo tempo logo de cara Renato fez o que a maioria dos torcedores queria. Bem, os torcedores e quem entende pouco de futebol. Alisson na direita recuando Léo Moura à sua função tão vitoriosa na carreira e Jael no ataque, trazendo Cícero para o lado de Maicon. Ai sim, com o aparato de um centro avante, os extremas Everton e Alisson infernizando as pontas e Jael trombando com os zagueiros, o Grêmio enfim venceu. Dois gols de um time que fez mais no segundo tempo do que em todo o jogo anterior.

A dúvida que fica agora é na escalação da próxima quarta, na Argentina. Repetir a de ontem, formar a do segundo tempo ou quem sabe inventar uma nova?

Fonte: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)

O Grêmio terá aproximadamente 5 dias para treinar forte fisicamente e taticamente para o primeiro jogo da final. Pode entrosar tranquilamente o time que terminou o jogo contra o Brasil ou pode simplesmente, inventar nova formatação. O mais lógico para Renato com certeza é a manutenção do esquema e formatação com Cícero e Léo Moura em posições contestáveis, mas a atuação de ontem deixou claro que há muito a lapidar.

Ao torcedor resta a torcida pela escalação que preferir e achar a melhor. Além disso, comemorar a primeira vitória do ano e lembrar que acima de tudo, SOMOS CAMPEÕES DA AMÉRICA. E que venha a RECOPA.

VISÃO GERAL DA AVALIAÇÃO
Marcelo Grohe
6
Madson
4.5
Pedro Geromel
5.5
Kannemann
5.5
Bruno Cortez
5.5
Jaílson
5
Maicon
6
Luan
7
Everton
6.5
Léo Moura
5.5
Cícero
5.5
Alisson
8
Jael
6.5
Michel
5


Veja também