Assuntos Polêmicos: Racismo no futebol

17 de novembro de 2010 - Às 11:30

A nossa série de assuntos polêmicos no futebol vai começar com algo nada agradável, que é o racismo.

RACISMO
Introdução
Tanto na Europa como no Brasil, as ações de racismo contra jogadores negros tem aumentado, mas julgadas como deveriam pela justiça. Os atos de racismo são punidos com o mesmo vigor, no futebol ou na sociedade, isso pelo menos, é um avanço.
Acontecimentos
O atual jogador da Inter de Milão, Samuel Eto’o, já foi vítima de racismo quando jogava pelo Barcelona: Eto’o afirmou ter sido comparado a um macaco. “Quando eu joguei contra o Zaragoza, imitaram macacos e atiraram amendoins em campo. Então, quando eu marquei um gol, dancei na frente deles como um macaco”, disse o atacante.
Há algum tempo aqui no Brasil, o zagueiro Danilo, do Palmeiras, cuspiu na cara de Manoel, jogador do Atlético-PR, este que acusou o jogador Palmeirense de telo chingado de Macaco.

Em 2005, em partida entre Grêmio e Juventude, pelo Gauchão, o zagueiro do Grêmio, Domingos, foi vítima de racismo pelo jogador Antônio Carlos, que está por ai como técnico. Ele esfregou a mão no braço, sendo interpretado claramente como Racismo. Em seu julgamento, jurou que estava limpando o braço. VÊ SE PODE!

Em 2008, em partida entre Cruzeiro e Grêmio pela Liberadores.

O atacante Maxi López também teria chamado o jogador Elicarlos, do Cruzeiro de macaco e ter feito gestos obscenos.

Seriam textos e textos de acontecimentos. Escrevi os que eu lembrei, realmente é de chorar como essas pessoas não tem absolutamente nada na cabeça ao fazer uma atitude como essa.
Arquibancadas
Infelizmente, não é apenas nos gramados que estes crimes acontecem. Nas arquibancadas, atos de racismo, em pleno século XXI, segue acontecendo. Brigas entre torcedores são cada vez mais comuns, e por que os negros são os maiores culpados, ou sempre mais agredidos?
Copa da África
Estima-se que a visão sobre os negros após a Copa do Mundo de 2010, tende a melhorar e que o racismo não seja mais praticado, mas é difícil heim.



Todos os povos são iguais e tem os mesmos direitos, independente da sua cor!











Conclusão
Realmente, quando a justiça resolveu intervir como deveria, os casos pararam, mas pelo menos, em frente as câmeras. Pois sem dúvida, em jogos não tão importantes, ou até entre “amigos”, isso ocorre, o que é crime!
Deixe seu comentário sobre o assunto e ajude a banir esse crime!

ASSISTA AO VÍDEO E REFLITA SOBRE ISSO:

POSTAGEM NÚMERO 1: RACISMO NO FUTEBOL


Veja também