As vantagens e desvantagens da Pré-temporada do Grêmio em Porto Alegre

Diferente dos demais anos, Tricolor optou por fazer a pré-temporada 2016 em Porto Alegre

14 de janeiro de 2016 - Às 11:59
Foto: Grêmio FBPA
Foto: Grêmio FBPA

Neste ano de 2016, o Grêmio decidiu realizar a pré-temporada em Porto Alegre, no CT Luiz Carvalho, centro de treinamento próprio do clube, o contrário do que sempre fazia em anos anteriores que era de fazer a pré-temporada na Serra Gaúcha. Cidades como Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Lajeado ofereceram propostas, mas a comissão técnica definiu POA como o melhor local.

Fazer a pré-temporada em Porto Alegre tem suas vantagens e desvantagens.

TREINOS
Com relação aos treinos, o Grêmio sempre encontrou bons campos na Serra, mas mesmo assim não eram tão bons quanto os que possui no CT em POA.
O Tricolor também tinha autorização para usar sozinho as melhores academias da região, mas também não tinha os mesmos equipamentos de avaliação que sua sala própria possui. Além disso, existia um tempo de cerca de 20 minutos de ônibus entre academia e campo, sendo que no CT não há distância alguma. Esse período de ônibus acabava por atrapalhar melhores resultados.

TORCIDA
Essa é uma mudança radical. Enquanto na Serra o Grêmio recebia uma calorosa recepção além de incentivos e carinho da torcida durante todos os treinos, no CT Luiz Carvalho não há qualquer interação dos jogadores com os torcedores.

Recepção dos torcedores ao elenco em pré-temporada na Serra
Recepção dos torcedores ao elenco em pré-temporada na Serra

O Grêmio normalmente viajava a Serra e os torcedores que normalmente não veem os jogadores ou jogos do Grêmio com frequência, tinham oportunidade de estar próximos aos jogadores, mas em Porto Alegre, o CT é fechado e não há ninguém que acompanhe os treinos além de próprios funcionários do clube.
O clube tem transmitido os treinos através do seu canal no YouTube para tentar diminuir esse distanciamento da torcida com atletas.

MARKETING
Não há muito a fazer com a Pré-temporada em casa. Eventos, autógrafos, expansão da marca no interior gaúcho não ocorrem no CT Luiz Carvalho, o que é uma desvantagem. O único evento da pré-temporada deve ser o amistoso do dia 23 contra o Danubio, do Uruguai. Apesar disso, o Tricolor vendeu os naming rights da pré-temporada como aconteceu no ano passado, mas não há muito ‘êxtase’ pela pré-temporada.

ENTÃO…
O Grêmio este ano, fez diferente. Decidiu fazer a pré-temporada em casa, quem sabe isso seja o início de uma mudança para acabar com o jejum de títulos.



Veja também