
Autores dos gols das últimas duas vitórias do Grêmio, Everton e Luan têm se mostrado uma dupla afinada em 2018. Marcelo Grohe, Geromel, Kannemann ou Maicon são fundamentais para o time, mas os dois atacantes carregam números fundamentais para o Tricolor na temporada.
Artilheiros da Arena, palco do duelo desta terça-feira, contra o Atlético Tucumán, pelas quartas de final da Libertadores, ambos participaram de 42% dos gols gremistas em 2018 e prometem ser uma das armas para confirmar a classificação à semi.
Dentro do estádio gremista, Luan lidera a artilharia histórica, com 35 gols marcados. Nesta temporada, Everton superou Hernán Barcos e agora é o vice-líder na lista, com 29. A dupla centraliza expectativa dos 49 mil torcedores previstos para o jogo decisivo diante dos argentinos.
“Ele (Everton) está iluminado. Fruto do trabalho. Está vindo há muito tempo numa crescente, mais maduro. Não à toa que chegou à Seleção, não à toa que tem muitos times querendo levá-lo”. (Maicon, volante)
Contra o São Paulo, na 15ª rodada do Brasileirão, eles deram um exemplo da parceria afinada. No gol da virada por 2 a 1, Luan acionou Everton, que passou pela marcação e chutou para dar os três pontos ao Tricolor. Sem a figura do centroavante, cresce ainda mais a importância de ambos, especialmente do goleador.
Até o momento, o grupo de Renato Gaúcho disputou 55 jogos. Balançou as redes rivais em 91 oportunidades, uma média de 1,65 gols por partida. Everton marcou 17 vezes, o último no sábado, de calcanhar, na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense. Luan vem logo atrás, com 10, o último em cobrança de falta para dar a vitória por 3 a 2 sobre o Ceará, no fim de semana anterior.
O camisa 7 ainda deu 11 assistências na temporada, contra cinco do Cebolinha. Subtraídos os passes para gol de um para outro (são três de Luan para Everton e uma situação contrária), são 39 participações de ambos nos 91 gols, ou 42,85%. Não à toa, o artilheiro gremista no ano foi convocado para a seleção brasileira duas vezes. Já Luan é visto como essencial e, conforme Maicon disse em entrevista exclusiva, será determinante na reta final do ano do Grêmio.
A participação de Everton e Luan
Jogador | Jogos | Gols | Assistências |
Everton | 41 | 17 | 5 |
Luan | 37 | 10 | 11 |
Diante do Tucumán, a tendência é Renato repetir a formação do Grêmio utilizada na Argentina, com um tridente de Everton, Luan e Alisson no setor ofensivo. O trio alia velocidade a toque de bola e qualidade técnica. E tem em Everton o “momento iluminado”, como o vivido por Luan durante a conquista do tri da América, no ano passado.
– O Luan sempre é decisivo. Foi o craque da América no ano passado. E decidiu o jogo para nós mais uma vez. Temos que dar graças a Deus de ter ele no nosso grupo – afirmou Geromel.
Força na Arena
Nesta Libertadores, o Grêmio tem 100% de aproveitamento dentro da Arena. Venceu Defensor, Monagas e Cerro Porteño, além do Estudiantes, nas oitavas. São 12 gols marcados e apenas um sofrido. Na terça, a promessa é de apoio maciço da torcida, com projeção de 49 mil pessoas – são mais de 24 mil ingressos vendidos até a tarde de domingo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/I/V/q8BkjgQzKZ4kVsdPkWgg/44336367091-462d0daa06-o.jpg)
Grêmio está invicto na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Na fase anterior, o Tricolor só buscou a classificação nos minutos finais, com gol de Alisson. E ainda precisou da disputa por pênaltis para garantir passagem para as quartas de final. Agora, tem a situação bem menos complicado por conta da vitória por 2 a 0 em Tucumán. Pode empatar ou até mesmo perder por 2 a 1 que garante a presença na semi.