Arthur tabela com Everton e recebe na pequena área, com dois marcadores “babando” em sua cola para obrigá-lo a tomar uma decisão em centésimos de segundo. E o volante o faz com maestria para rabiscar os zagueiros rivais e anotar um belo gol para fechar a vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Avenida neste domingo, no Estádio dos Eucaliptos, pelo jogo de ida da semifinal do Gauchão. O lance coroa sua volta ao time titular gremista em uma tarde de atuação quase perfeita e denota uma nova postura pedida, mais presente próximo à meta adversária.

“A gente sempre tem que melhorar, fazer coisas que não é do nosso domínio. Não vinha fazendo muito de pisar na área, mas me pediram para fazer isso e pude fazer o gol” (Arthur)

Trata-se de uma orientação de Renato Portaluppi a ele e aos demais atletas da posição para que participem mais ativamente e com maior efetividade das jogadas de ataque. E que já surte efeito, especificamente, com Arthur. Até o momento, o volante atuou em quatro partidas no ano, com um total de 158 minutos em campo – o montante dá menos de dois jogos inteiros completos. Neste curto espaço, o jogador já igualou os dois gols marcados em 50 aparições na temporada passada.

Arthur Avenida x Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

E muito em função da orientação para ser mais “vertical” e participativo no chamado terço final do campo. Os dois tentos estão aí para provar. Neste domingo, o volante acompanhou a construção de jogada pela direita e recebeu na entrada da área para “chamar” Everton na tabela. Na movimentação, o jogador percebe o espaço deixado pela defesa do Avenida e o preenche, irrompendo até a pequena área antes do drible e da finalização.

O gol anotado para fechar a vitória por 3 a 0 sobre o Inter no primeiro dos dois Gre-Nais decisivos pelas quartas de final do Gauchão também deixa a postura evidente. Arthur percebe e ataca o espaço deixado pelo sistema defensivo do Inter e entra na medida para a escorada de Jael, com o ombro. Com a bola dominada, logo dispara em direção à meta para buscar a finalização e marcar.

A postura mais agressiva, aliás, é algo lapidado pelo jogador desde que despontou com destaque no Grêmio, em 2017. No ano passado, o capitão Maicon chegou a levá-lo à sala do Centro Digital de Dados (CDD) para revisar lances e instigá-lo a dar mais passes verticais para deixar os companheiros em condições de finalizar. A atuação contra o Avenida, claro, rendeu elogios de Renato Portaluppi.

–Tem que enxergar o Arthur como sempre enxerguei. Não só o Arthur. O Arthur faz muito bem (o pisar na área). É importante isso. Se junta aos atacantes. A cada treinamento, a cada jogo, a tendência é o Arthur recuperar a condição física, a condição técnica. Vai crescer ainda mais. Importante é readquirir a parte física e técnica – projeta Renato.

Neste domingo, Arthur retornou ao time titular do Grêmio 116 dias após sua última – e inesquecível – aparição entre os 11 iniciais. O volante não começava uma partida desde a final da Libertadores, quando foi eleito o melhor em campo na vitória por 2 a 1 sobre o Lanús, na Argentina, e sofreu entorse no tornozelo esquerdo.

Arthur errou apenas dois passes dos 94 que tentou contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Ainda assim, manteve a precisão costumeira ao distribuir o jogo do Grêmio e fazer a bola circular e fluir para as jogadas de ataque. De acordo com o site Footstats, o jogador tentou 94 passes ao longo de 90 minutos, com 92 acertos e apenas dois erros – 97,8% de efetividade.

– Eu vinha trabalhando forte para aproveiar a oportunidade. Fico feliz pelo gol. Pouco de mérito do Everton, também. Fui feliz no domínio. Mostro dentro de campo. Nunca vai me faltar vontade, empenho. A prova real é dentro de campo. Estou conseguindo mostrar isso. Entramos bem focados, ia ser um jogo difícil. Mas todo mundo está de parabéns pelo empenho. Esperava ansiosamente. Estava entrando no segundo tempo – disse o jogador após a partida.

O Grêmio se reapresenta para trabalhos na tarde desta segunda-feira. Após a vitória em Santa Cruz do Sul, o Tricolor pode até perder por 2 a 0 para o Avenida no duelo da volta, que avança à final do Gauchão. As duas equipes se enfrentam na quarta-feira, às 21h45, na Arena.



Veja também