Foto: Lucas Uebel

Já diz o ditado: onde há fumaça, há fogo. Desde que o jornal espanhol Sport divulgou o monitoramento do Barcelona nos passos de Arthur, a cobiça europeia pela nova “galinha dos ovos de ouro” do Grêmio ganha força. O volante tenta evitar o assunto, mas admite que alguns olhos o observam mais de perto. A diretoria tricolor apenas aguarda, ainda mais que tem o contrato do jovem renovado e a multa rescisória ampliada. Neste domingo, a equipe recebe o Flamengo, às 17h, pela 32ª rodada do Brasileirão.

“Arthur é um jogador que, por características, poderia encaixar muito bem no Barça. Tem boa visão do jogo e técnica refinada. Seu bom papel na Libertadores o colocou no mapa internacional”. (Matéria do jornal Sport da última quinta-feira)

A exatos 17 dias do primeiro jogo da final da Libertadores contra o Lanús, o Grêmio sabe que a presença na decisão dará visibilidade global ao time. Inclusive, conforme apurou o GloboEsporte.com, o Barça enviou representantes à Arena para analisar os tricolores no segundo jogo da semifinal, contra o Barcelona-EQU. Já estaria previsto também novo monitoramento na primeira partida da decisão, no dia 22.

A recente convocação do jogador de 21 anos para a seleção brasileira completa o respaldo para os clubes da elite mundial enviarem seus olheiros a Porto Alegre. Arthur está no “mapa internacional”, conforme o periódico Sport.

– Por enquanto, só houve especulação. Quanto melhor eu for aqui, mais times analisarão meu futebol. Só eu ganho com isso. Uma grande equipe de olho em mim. Não chegou nada oficialmente, mas fiquei sabendo que há pessoas deles (Barcelona) me observando. Fico feliz e tento focar no Grêmio. É aqui que tudo ocorre. Não adianta pensar lá e não fazer aqui – diz Arthur, com os pés no chão.

Matéria do jornal Sport trata Arthur como

Atento ao assédio, o Grêmio agiu rapidamente e tratou de forma tranquila a renovação do volante. Em outubro, Arthur assinou novo contrato. Receberá valorização salarial “considerável” e ampliará o tempo no clube até 2021. A multa rescisória pulou de 40 milhões para 50 milhões de euros. O Tricolor e seu estafe dizem apenas que possíveis interesses da Europa não passam de especulação. Entretanto, há o entendimento de que o jogador é “muito valioso”.

Arthur quase deu adeus aos gaúchos no início do ano, quando estava relegado à equipe de transição e sequer cogitava chances no elenco profissional. Bastou uma boa atuação na vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, pela Primeira Liga, para que Renato Gaúcho percebesse seu potencial. Apareceu como novidade no time misto que empatou com o Guaraní-PAR, pela Libertadores. Dali em diante, a ascensão foi meteórica.

Arthur vai para o jogo contra o Flamengo, às 17h deste domingo, pelo Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

A precisão nos passes, a visão de jogo e o controle da bola nos pés impressionam. Mesmo com derrota para o Barcelona-EQU por 1 a 0, na última quarta-feira, o Grêmio garantiu a vaga na final da principal competição continental. Arthur teve mais uma atuação destacada, conduzindo a equipe da defesa para o ataque com naturalidade de impressionar.

Na metade da temporada, um emissário do Atlético de Madrid esteve na Arena para observar o volante gremista. Porém, não houve proposta. Agora, o gigante Barcelona surge como possível interessado. A próxima janela de transferências, que abre no começo de 2018, deve sondar novamente Arthur. Ele prefere deixar o tempo resolver seu futuro.

“Algumas pessoas já falaram comigo. Falaram que era importante eu levar em consideração, mas nunca pensei onde me encaixaria melhor. São grandes campeonatos e equipes. Independente do lugar, você precisa estar feliz”. (Arthur)

Enquanto aguarda ansiosamente a final da Libertadores, Arthur se concentra nos próximos cinco jogos pelo Brasileirão que antecedem a decisão. A começar pelo Flamengo, às 17h deste domingo, na Arena. Renato Gaúcho irá usar força máxima, mas não terá os titulares Marcelo Grohe, Bruno Cortez e Lucas Barrios. O Tricolor é quarto colocado, com 51 pontos.



Veja também