
O fechamento da janela de transferências na Espanha, na última quarta-feira, não irá impedir que as negociações entre Grêmio e Barcelona pelo volante Arthur continuem. As conversas seguem a tratar de ajustes nos valores referentes aos 60% dos direitos econômicos do meio-campista a que o Tricolor tem direito. De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o jogador aceitaria se transferir para a Europa e seguir por empréstimo a outro clube até janeiro de 2019.
A capa do periódico espanhol dá destaque ao atacante Luis Suárez e sua média de gols recente no Barcelona. Mas também há espaço para o caso Arthur. Conforme apurou a reportagem, o meio-campista gremista não teria problema em seguir a outro clube, por empréstimo, após ser adquirido pelo Barça. Como a janela de transferências fechou, ele só poderia seguir à Europa no meio do ano.
O próprio Mundo Deportivo já especulou que o clube espanhol vê com bons olhos a contratação do volante tricolor de 21 anos e, em seguida, repassá-lo a outro clube para não perder a oportunidade. Esta cedência inclusive poderia ocorrer para o próprio Grêmio. Mas ainda não há acordo entre as partes, e a novela deve se estender.
O principal ponto é financeiro. Os gaúchos seguem sem abrir mão dos parâmetros estipulados em negociação. O Barcelona ofereceu 36 milhões de euros, o que deixaria nos cofres gremistas algo próximo dos 21 milhões de euros. O valor, contudo, ainda está aquém do planejado pela diretoria – a ideia é receber 30 milhões de euros pelos 60% dos direitos. Uma fonte gremista afirmou que o negócio está “bem encaminhado, mas com necessidade de ajustes”.
O Monaco, da França, também fez contato com a diretoria gremista e apresentou uma proposta. No entanto, ela não foi considerada pela direção e as conversas não continuaram. A única negociação ocorre, mesmo, com o Barcelona, representado pelo empresário André Cury, com rodadas de reuniões com o presidente Romildo Bolzan, o CEO Carlos Amodeo e o executivo André Zanotta.
Enquanto aguarda o desfecho, Arthur já treina com bola junto aos companheiros para o Gauchão. Nesta sexta-feira, ele participou do rachão que antecede as partidas e foi relacionado para o jogo contra o Cruzeiro-RS, às 21h30 de sábado, pela quinta rodada da competição. O volante se recupera de uma fratura no tornozelo esquerdo na final da Libertadores, contra o Lanús.