
O Grêmio não teve uma atuação brilhante, mas foi a Salvador e venceu o Bahia por 2 a 0 na tarde deste domingo, pela nona rodada do Brasileirão. Deu um salto na tabela e agora garante certo alívio após mais um empate sem gols na Arena, contra o Fluminense, na última quarta. O técnico Renato Gaúcho reconheceu que a equipe não esteve a pleno, mas ressaltou que a comparação pode ser ingrata.
Segundo Portaluppi, o Tricolor já desempenhou um papel superior ao mostrado na Arena Fonte Nova em inúmeras partidas desde sua chegada. Assim, recebeu o título de melhor futebol do Brasil. Mas neste domingo soube “sofrer” ao recuar no segundo tempo e aguardar o contra-ataque para matar o jogo, mesmo que o gol derradeiro tenha saído nos acréscimos.
– Importante foram os três pontos. O Grêmio teve uma atuação abaixo daquelas maravilhosas. Óbvio que não vai jogar bem nos 90 minutos. A gente troca quatro, cinco jogadores a cada partida e falta entrosamento. Às vezes criamos muito e não aproveitamos as oportunidades. Foi assim contra o próprio Fluminense. Então, fomos bem. Viemos aqui enfrentar o Bahia num momento difícil. De quatro vitórias que temos, três são fora. Só comprova que o Grêmio joga sempre para vencer. Foi muito bom para continuarmos naquele pelotão da frente – afirmou o treinador em entrevista coletiva.
Depois de dedicar o triunfo ao superintendente do clube Antônio Carlos Verardi, que na sexta-feira completou 84 anos e irá lançar um livro com sua história no Grêmio, Renato voltou a falar sobre a forma como o time enfrenta seus adversários. Questionado, preferiu não levar adiante o que disse o técnico do Cruzeiro, Mano Menezes. O comandante dos mineiros criticou profissionais que reclamam da postura dos adversários, algo que Portaluppi demonstrou desconforto recentemente.
– Não sei como chegam as notícias no ouvido de outras pessoas. O Mano é camarada, gosta de brincar, não sei se foi uma indireta. Não reclamo da maneira que os times jogam. Gosto de ver o futebol bonito. O Grêmio tem sua maneira de jogar, respeita a maneira de todo mundo. O Mano é gente nossa, um beijo para ele. Daqui a pouco a gente se encontra – respondeu Renato.
A vitória fez o Grêmio saltar da 10ª para a segunda posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos. Mas ainda pode ser ultrapassado por Cruzeiro e Fluminense. Na próxima quarta-feira, recebe o Palmeiras na Arena pela 10ª rodada. O jogo está marcado para as 21h45.