O técnico Renato Gaúcho contrariou uma parte da torcida do Grêmio ao decidir poupar jogadores titulares logo na segunda rodada do Brasileirão. O objetivo era ter o time mais inteiro no duelo diante do Corinthians, no último sábado.

Só que a vitória novamente não veio, com direito a pênalti perdido. O Tricolor saiu do G-4 e agora terá dois jogos seguidos fora de casa, contra “cascudos” do futebol brasileiro, para se manter no “andar de cima” da tabela.

Na quarta-feira que passou, a equipe desfalcada trouxe um empate em 1 a 1 com o Ceará. Renato justificou a preservação dos titulares pelo desgaste físico da longa viagem e até o calor no Nordeste em relação ao frio do Rio Grande do Sul.

A resposta teria de ser dada no fim de semana, contra o Corinthians. O que não ocorreu. O Grêmio mais uma vez abusou da falta de efetividade ofensiva e não saiu do 0 a 0. Diego Souza mandou para fora cobrança de pênalti que poderia ter garantido os três pontos – além de mais algumas chances perdidas com bola rolando.

Corinthians segurou o Grêmio, de Diego Souza, no sábado — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Corinthians segurou o Grêmio, de Diego Souza, no sábado — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O resultado não abalou treinador nem diretoria. Na entrevista coletiva, Renato ressaltou que, em caso de vitória, seu time “seria muito elogiado”. Segundo ele, só faltou o gol.

– Se fizesse um gol, mesmo que de pênalti, todos falariam que o Grêmio é uma grande equipe e foi muito superior ao Corinthians. Fiquei bastante satisfeito. Triste porque fizemos uma grande atuação. Merecíamos a vitória pelo que criamos – afirmou o treinador.

Os pontos perdidos na Arena terão de ser buscados no Rio de Janeiro. O clube ainda não informou, mas provavelmente o elenco ficará na capital fluminense após a partida contra o Flamengo, no Maracanã, na quarta-feira.

Já no domingo, enfrenta o Vasco em São Januário. Na semana seguinte, dá um tempo no Brasileirão para disputar as finais do Gauchão contra o Caxias.

Próximos jogos

  • 19/08 (quarta-feira) – Flamengo x Grêmio, às 19h15, no Maracanã – Brasileirão
  • 23/08 (domingo) – Vasco x Grêmio, às 16h, em São Januário – Brasileirão
  • 26/08 (quarta-feira) – Caxias x Grêmio, às 21h30, no Centenário – Gauchão
Renato Portaluppi ficou satisfeito com desempenho contra o Corinthians — Foto: Eduardo Moura

Renato Portaluppi ficou satisfeito com desempenho contra o Corinthians — Foto: Eduardo Moura

O vice de futebol Paulo Luz defendeu o chefe do vestiário e agregou a certeza do clube no planejamento dos jogos junto aos setores médico, fisiológico e fisioterápico. Entende que a equipe segue “beliscando” a ponta de cima da tabela e uma sequência de resultados positivos comprovará o trabalho realizado.

– Temos consciência da performance do trabalho e certamente esses resultados virão. Este é o momento que temos que ter tranquilidade, convicção. Estamos com um elenco qualificado, procurando fazer alguns acréscimos que entendemos necessários. E estamos certos que faremos um grande campeonato. Estaremos sempre no andar de cima – destacou Luz.

Ao fim da terceira rodada, o Grêmio caiu da quarta para a sexta colocação no Brasileirão, com cinco pontos. Na quarta-feira, mede forças com o Flamengo, no Maracanã, a partir das 19h15.



Veja também