Ausência da lista de relacionados para a viagem à Argentina, Arthur teve de torcer à distância, em Porto Alegre, por seus companheiros no empate em 1 a 1 contra o Independiente, na última quarta-feira, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana, em Avellaneda. Fora também do jogo deste sábado, contra o Veranópolis, às 21h30, o volante passará por uma avaliação diária e corre o risco de também não participar do jogo de volta. Mesmo tendo passado por um teste forte.
Na última terça-feira, o jogador fez um primeiro teste ao atuar durante cerca de 60 minutos no jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul. No momento em que esteve em campo, se movimentou normalmente, sem apresentar desconfortos. Após abrir o ano fora de combate, o volante treina com o grupo desde o começo do mês. Mas ainda não voltou a ser relacionado. E Renato não costuma arriscar com jogadores retornando de lesão em decisões.
– Vamos avaliar dia a dia para não precipitar a volta dele – comentou o executivo André Zanotta,
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/o/g/obRGYOSVCITRpP4Ps0hw/arthur.jpg)
Até o momento, o volante cumpre à risca o cronograma traçado pelos departamentos médico e de futebol em sua recuperação de um entorse no tornozelo esquerdo, sofrido na final que deu ao clube o tri da América, com vitória por 2 a 1 sobre o Lanús na Argentina. Isso, mesmo que tenha dado um susto no treino da última segunda-feira, ao sentir uma pancada no local. A lesão não tem nada a ver com a ausência na viagem para a Argentina, já planejada pela comissão técnica.
A equipe que entrartá em campo neste sábado será totalmente reserva, embora o volante Ramiro esteja no duelo. Havia a expectativa do volante ser relacionado e utilizado em alguns minutos, para selar seu retorno antes do segundo jogo da Recopa. No entanto, Arthur ficou fora da lista de relacionados e pleiteia, agora, retorno apenas na decisão com os argentinos.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/11/29/fernandinho_zl0GuJm.jpg)
Negociação com o Barcelona
Na última quarta-feira, o jornal espanhol Mundo Deportivo noticiou que Arthur já tem um acordo com o Barcelona para defender o clube a partir de janeiro de 2019. O Grêmio, por sua vez, nega que tenha chegado a um acerto com o Barça para a venda do atleta. As negociações seguem em andamento, embora o clube gaúcho afirme que não haja contatos há mais de um mês. Por sinal, os dirigentes negam qualquer relação deste assunto com o fato de o meio-campista ainda não ter voltado a jogar.
Após os encontros feitos em Porto Alegre com representantes do Barcelona em janeiro, o Grêmio ainda não viu um aceno positivo para os valores pedidos. Por sua fatia do volante, o Tricolor tinha estipulado receber 30 milhões de euros (mais de R$ 120 milhões, na cotação atual). No entanto, com o “empréstimo” de Arthur até o fim de 2018, a quantia pode diminuir e bater na casa dos 25 milhões de euros (R$ 100 milhões). Isso apenas pelo montante destinado ao Grêmio.