A 21ª rodada da Série B, que ainda não terminou, não foi favorável ao Grêmio. O time de Roger iniciou a semana na vice-liderança, mas perdeu duas posições com as vitórias de Vasco e Bahia, está nove pontos atrás do líder Cruzeiro e cinco na frente do quinto colocado.

Da segunda posição, o Tricolor desceu para a quarta. Na quinta-feira, o Vasco aplicou uma goleada por 4 a 0 no CRB, dentro de casa, e já havia ultrapassado os gaúchos. Nesta sexta, o Bahia venceu o Náutico por 3 a 0 e atingiu o mesmo número de pontos do Tricolor, mas por ter mais vitórias, também tomou a frente.

Para completar os jogos das equipes que estão no G-4, o Cruzeiro ficou no empate em 0 a 0 com o Brusque neste sábado e manteve a vantagem de nove pontos sobre o Grêmio. Já em relação a Vasco e Bahia, a diferença diminuiu, já que ambos conquistaram os três pontos.

Além disso, o Tricolor começou a rodada com uma distância de sete pontos para o primeiro fora do G-4. Com o empate diante da Chapecoense e a vitória do Tombense em cima do Sampaio Corrêa, a diferença para o quinto reduziu para cinco pontos. Se o Londrina vencer o Criciúma nesta tarde, assume a quinta colocação.

Roger Machado, técnico do Grêmio, contra a Chapecoense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Roger Machado, técnico do Grêmio, contra a Chapecoense — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Apesar de perder posições, a situação do Grêmio ainda é tranquila, pois tem a mesma pontuação do Bahia (terceiro) e tem um ponto a menos que o Vasco (segundo). O que prejudica é o número de vitórias dos gaúchos, que é inferior a dos outros três que estão no G-4.

+ Veja a tabela completa da Série B

A outra boa notícia para o time de Roger Machado é que neste segundo turno irá enfrentar todos estes adversários diretos dentro da Arena. Fora de casa, no primeiro turno, perdeu apenas para o Cruzeiro e empatou o restante, todos em 0 a 0.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Guarani no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e quer voltar a vencer longe de casa, algo que não acontece desde o dia 27 de abril. O Tricolor também torce por um tropeço de Bahia e Vasco, para ultrapassá-los, e do Cruzeiro, para ainda sonhar com o título da Série B.



Veja também