Contra o Sport, na última rodada, o Grêmio conseguiu ficar sem ser vazado depois de nove jogos consecutivos com, pelo menos, um gol sofrido. Mas logo após “estancar sangria” defensiva, Renato se vê obrigado a escalar uma dupla de zaga inédita na Série B e manter o rendimento.

O treinador conta com o retorno de Kannemann, recuperado de lesão na panturrilha esquerda. O argentino terá ao seu lado a parceria de Natã. Os dois já jogaram juntos na Recopa Gaúcha, na vitória sobre o Glória, porém em uma formação com três zagueiros, com Rodrigues.

Esta foi a única vez que dividiram o gramado, portanto na Série B será uma dupla de zaga de inédita. Em 2022, além da competição estadual, o zagueiro argentino atuou em mais três partidas na Série B. Com ele em campo, são dois empates e duas vitórias.

O argentino não joga desde o dia 13 de junho. Até sexta-feira, serão 109 dias longe dos gramados. Neste período, teve duas lesões na panturrilha esquerda. Primeiro, durante um treino, no CT Luiz Carvalho. Quase um mês depois, Kannemann teve um acidente doméstico e ao se levantar da cama, acabou por sofrer nova lesão na mesma região pelo esforço feito.

Kannemann, zagueiro do Grêmio, durante treino — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Kannemann, zagueiro do Grêmio, durante treino — Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Recuperado, o atleta volta para a reta final da Série B já com outro nome no comando técnico do clube, mas um velho conhecido. Segundo Renato, o zagueiro está pronto para entrar em campo.

– Está com vontade de jogar. Ele estava sendo preparado para isso. Não podemos querer tirar o jogador do departamento médico e colocar direto no jogo. Mas o importante é que se recuperou e está na relação da viagem e com grandes condições de começar a partida – assegurou o treinador.

Por outro lado, Natã fará sua primeira partida com Renato contra o Sampaio Corrêa. Ao longo do ano, sempre foi elogiado pela comissão técnica anterior. Pelo Grêmio, fez cinco partidas, sendo quatro pela Série B, além da Recopa Gaúcha.

Seu último jogo foi na derrota para o Ituano por 1 a 0, pela 26ª rodada do Brasileiro. Naquela partida, Bruno Alves saiu no intervalo machucado e o garoto entrou na equipe. Contra o Sampaio, a opção no banco de reservas será o também jovem Gustavo Martins.

Natã, zagueiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Natã, zagueiro do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Natã e Kannemann terão a missão de manter o Tricolor sem ser vazado. Na última rodada, contra o Sport, o Grêmio passou ileso depois de nove partidas consecutivas levando gols.

Essa era uma das tarefas de Renato quanto retornou ao clube: melhorar o sistema defensivo. O setor foi a principal fortaleza do time no primeiro turno, mas no segundo apresentou números ruins e passou a ser dor de cabeça.

Se na primeira parte da Série B foram seis gols sofridos, no returno a conta chegou em14. Além disso, o Grêmio tem uma campanha ruim longe da Arena e, contra o Sampaio, irá com um time bem modificado por conta dos desfalques e preservações. Por isso, o trabalho de Kannemann e Natã não será fácil.

Titulares na temporada, Bruno Alves e Geromel estão fora nesta sexta-feira. O primeiro está suspenso, enquanto o capitão será preservado por conta da proximidade do jogo contra o CSA, marcado para a terça-feira.

O Tricolor encara o Sampaio Corrêa na noite de sexta-feira. As equipes se enfrentam a partir das 19h, no estádio Castelão, em São Luís do Maranhão, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. A equipe gaúcha é vice-líder do campeonato, com 53 pontos.



Veja também