Após folga, Grêmio encara maratona de oito jogos em 24 dias

Tricolor volta aos treinos na tarde desta segunda-feira e deve ter retorno de Edílson

8 de maio de 2017 - Às 12:09
Foto: Eduardo Deconto

O descanso faz parte do planejamento de treinamentos. Tanto mental quanto físico. O grupo do Grêmio, após os dois dias de folga no fim de semana, se reapresenta na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho, para uma semana cheia para ajustar algumas problemas do time, evidenciados nos últimos jogos. Além disso, o período servirá também de preparação para uma verdadeira maratona: serão oito jogos em 24 dias.

A cada três dias, o torcedor gremista terá a oportunidade de assistir ao Tricolor em campo. A partir da estreia no Brasileirão, dia 14, contra o Botafogo, na Arena, o Grêmio não terá descanso. O calendário reserva duelo dia 17, com o Fluminense, pela Copa do Brasil, na Arena; dia 21, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão; dia 25 enfrenta o Zamora, pela Libertadores, na Arena; três dias depois, joga na Ilha do Retiro contra o Sport; no dia 31, está marcado o jogo de volta com o Flu, no Maracanã; dia 4 de junho, enfrenta o Vasco, na Arena; e dia 7 o rival é a Chape, na Arena Condá, no fim da maratona.

Grêmio encara maratona de jogos em 24 dias (Foto: Reprodução)

Além das partidas, o Grêmio também enfrenta quatro viagens neste meio tempo. Precisará se deslocar a Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Chapecó. O deslocamento mais complicado é para o Nordeste e deve englobar uma permanência no Rio de Janeiro pela proximidade dos jogos de Sport e Fluminense.

– Teremos uma semana para preparar para uma sequência de jogos. Pudemos aprimorar a parte física com o Rogerinho (na sexta). Agora é lapidar com o Renato, quando voltar, com o grupo. Temos uma semana para ganhar muito e aguentar o que vem pela frente – comentou o lateral Léo Moura, ainda antes da folga.

Os últimos resultados trouxeram certa instabilidade ao contexto. A derrota para o Iquique e a ainda a eliminação ao Novo Hamburgo ecoam principalmente por conta do desempenho apresentado. Renato tem a possibilidade de acertar a parte tática da equipe, conta com o provável retorno da dupla Edílson e Maicon e tempo para treinar.

Foto: Lucas Uebel

Além da parte tática, o período também serve justamente para recuperar os lesionados. Edílson é o que reúne melhores condições e deve voltar aos trabalhos com bola já na segunda-feira, na reapresentação. Se estiver à disposição dá a chance de Renato escalar novamente Léo Moura no meio-campo. Maicon e Gastón Fernández serão reavaliados para seguir o mesmo roteiro. Bolaños seguirá como desfalque.

– Temos que ir com força máxima quando temos todos os jogadores. Edílson fora, Maicon, Miller, tomara que esse período eles consigam recuperar e que o Renato tenha todo grupo na mão para ele colocar todos que acha que tenham que estar no jogo. O Grêmio tem um grupo forte para aguentar a temporada, de fases finais de Copa do Brasil, Libertadores vai para uma outra fase, Brasileiro temos que arrancar bem, pois estreamos em casa. Esperamos que todos estejam prontos e o Grêmio vai com força total – avaliou o lateral.

A reapresentação ocorre a partir das 15h30. O elenco gremista, por conta do tempo até o jogo com o Botafogo, deve ter trabalhos em dois turnos em alguns dias da semana.



Veja também