Após dois empates fora de casa, o Grêmio aposta em uma sequência de três jogos consecutivos em Porto Alegre para se manter no G-4 e tentar aumentar as chances de título no Campeonato Brasileiro. Serão mais três confrontos diretos contra rivais da parte de cima da tabela, com um Gre-Nal no meio do caminho.

Na quarta-feira, o time de Renato Portaluppi recebe o Atlético-MG na Arena, às 19h15. No domingo, terá pela frente o clássico contra o Inter na casa do rival. No dia 28, volta a jogar em casa contra o Flamengo, em duelo atrasado pela 23ª rodada.

O Tricolor vem de empates com Fortaleza e Palmeiras como visitante. Voltou ao quarto lugar, com 50 pontos, mas pode perder a posição para o Flamengo, com 49 e que entra em campo nesta segunda-feira contra o Goiás.

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A distância para o líder São Paulo se manteve em sete pontos, mas Atlético-MG e Inter venceram seus jogos na rodada e abriram três e seis pontos, respectivamente. Tirar pontos desses times nos confrontos diretos aumentaria as chances de título para o time de Renato Portaluppi, que hoje são de 5%, segundo o matemático Tristão Garcia.

– Esses dois pontos fora de casa são importantes. Vejam que vários clubes brasileiros tiveram reveses no último fim de semana atuando nos seus domínios. Porque o campeonato é duríssimo. E nós teremos nove decisões. O que precisamos neste momento é manter a unidade, o torcedor nos dar o apoio e entender que é o momento de chegar junto, emprestar confiança, solidariedade. Porque estamos muito vivos. Teremos cinco jogos na Arena e mais o Gre-Nal em Porto Alegre – disse o vice de futebol Paulo Luz após o empate com o Palmeiras.

A campanha em casa tem sustentado a permanência do Grêmio na parte de cima da tabela. O Tricolor é o quarto melhor mandante da competição, atrás de Atlético-MG, Inter e São Paulo. Em 14 jogos, soma nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, para o Sport, na 7ª rodada. O aproveitamento é de 73,8%, o mesmo do líder São Paulo.

Balanço em casa e fora

Dos nove jogos restantes na competição, o Grêmio fará cinco na Arena. Além de Atlético-MG e Flamengo, receberá Santos, São Paulo e Athletico-PR. Sairá de Porto Alegre para enfrentar Coritiba, Botafogo e Bragantino.

O desempenho fora de casa, aliás, impede o Grêmio de estar melhor posicionado nas rodadas decisivas do Brasileirão. Em 15 jogos como visitante, foi derrotado apenas duas vezes, mas venceu três e acumula 10 empates. O aproveitamento despenca para 42%, apenas o oitavo melhor entre os 20 times.

O elenco gremista ganhou folga no domingo e se reapresenta na tarde desta segunda, no CT Luiz Carvalho. Para a partida contra o Atlético-MG, Renato poderá contar com os retornos de Lucas Silva e Paulo Miranda, suspensos contra o Palmeiras. Geromel, por outro lado, deve ficar à disposição apenas no Gre-Nal.

A tabela do Grêmio até o fim do Brasileirão

  • 20/01 – Grêmio x Atlético-MG – 31ª rodada
  • 24/01 – Internacional x Grêmio – 32ª rodada
  • 28/01 – Grêmio x Flamengo – 23ª rodada
  • 31/01 – Coritiba x Grêmio – 33ª rodada
  • 03/02 – Grêmio x Santos – 34ª rodada
  • 08/02 – Botafogo x Grêmio – 35ª rodada
  • a definir – Grêmio x São Paulo – 36ª rodada
  • a definir – Grêmio x Athletico-PR – 37ª rodada
  • a definir – Bragantino x Grêmio – 38ª rodada


Veja também