O Grêmio marcou a data de retorno aos trabalhos no CT Luiz Carvalho, após a publicação de um decreto da Prefeitura de Porto Alegre que flexibiliza as restrições na cidade durante a pandemia do coronavírus. Funcionários do departamento de futebol e jogadores se reapresentam de forma escalonada a partir da próxima segunda-feira.

O retorno das atividades será de forma gradual. Na segunda-feira os funcionários irão ao CT antes dos jogadores, que devem começar os treinos apenas na terça-feira, também em grupos separados.

Treino Grêmio  — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Treino Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

O clube também divulgou as medidas que irá adotar para minimizar o risco de contágio pelo coronavírus. O primeiro passo será medir a temperatura corporal de atletas e funcionários logo na portaria do CT. Quem acusar febre, será impedido de entrar no local e terá de retornar para casa em um primeiro momento.

A segunda medida será a realização do teste rápido para detecção da Covid-19, em uma dependência próxima ao estacionamento – o resultado sai em menos de uma hora. Até o início da tarde de sexta-feira, porém, o clube ainda não havia recebido os testes que encomendou. A expectativa é de que cheguem até o domingo.

Já os jogadores chegarão fardados e vão direto para o campo para realização dos exercícios. Não serão utilizadas salas fechadas, como academia e espaços de fisioterapia, nem os vestiários. Após as atividades, os atletas tomarão banho em casa.

O elenco será dividido em pequenos grupos de cerca de quatro jogadores, para treinos em horários diferentes. Em um primeiro momento apenas exercícios físicos serão realizados.

O time sub-23, chamado de grupo de transição, não retornará juntos aos profissionais. Os jovens farão, em um primeiro momento, treinos online com a preparação física do clube. Imprensa e público também não terão acesso ao CT Luiz Carvalho.

Confira a nota oficial do Grêmio

“Em acordo com o decreto 20.562, publicado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre nesta sexta-feira, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica que retomará as atividades do Departamento de Futebol Profissional, no CT Presidente Luiz Carvalho, a partir da próxima segunda-feira (04), com a reapresentação, de forma gradual e escalonada, primeiro dos funcionários e integrantes do departamento de futebol. Logo após, de acordo com esse procedimento, haverá a reapresentação do atletas.

Com isso, será implementado um rígido protocolo médico desde o ingresso ao CT, como medição da temperatura e realização de testes para COVID-19 e utilização dos EPI’s. Todos os integrantes do departamento serão reavaliados diariamente.

Os jogadores serão divididos em grupos e horários para a realização das atividades, cumprindo todas as recomendações das instituições de saúde e governamentais, seguindo as determinações sanitárias. O Grêmio seguirá atento aos futuros decretos e orientações das autoridades públicas, podendo ajustar ou adotar novas medidas, caso sejam necessárias, em seus protocolos, visando a preservação da saúde e integridade física de seus profissionais e colaboradores.

O acesso ao CT Luiz Carvalho será controlado e restrito, reduzindo ao máximo o fluxo de pessoas. As atividades serão fechadas para a imprensa e público em geral. As imagens, fotos, vídeos e áudios serão coordenados pela comunicação do Clube e repassados para o site oficial e imprensa em geral”.



Veja também