Após contratação de Orejuela, Grêmio avança no mercado e mira até quatro reforços

Prestes a começar temporada para valer, Tricolor desenrola negociações mais complicadas, mas ainda depende de questões burocráticas para novos anúncios

Se o mercado terminou 2019 e começou 2020 desaquecido para o Grêmio, a segunda quinzena da temporada promete. A noite de sexta-feira deu o aperitivo, com o anúncio do empréstimo até o fim do ano do lateral-direito Orejuela, junto ao Cruzeiro.

O Tricolor tem até quatro reforços encaminhados e deve anunciá-los nos próximos dias. Questões burocráticas, porém, ainda impedem qualquer confirmação por parte da diretoria.

O lateral-esquerdo Caio Henrique e o goleiro Vanderlei são os nomes mais perto da Arena. Todos têm as bases acertadas entre Grêmio e seus respectivos times. O que atrasa é a troca de documentos.

– Nós já estamos praticamente com quatro, talvez cinco jogadores (encaminhados). Dois com condições de ser anunciados. Vamos buscar mais algum para complementar nosso plantel. Não foge muito dessa situação de laterais, volantes, meia, atacante, goleiro – disse o presidente Romildo Bolzan Júnior em entrevista à RBS TV na tarde de sexta, antes do anúncio de Orejuela.

Para anunciar Caio Henrique, o Grêmio aguarda a papelada a ser encaminhada pelo Atlético de Madrid, detentor dos direitos do jogador.

A situação é tão avançada que o executivo Klauss Câmara e o médico Márcio Dornelles estiveram na Granja Comary, onde o atleta treinava com a seleção brasileira para o Pré-Olímpico, e acompanharam os exames médicos.

Caio Henrique realizou exames para o Grêmio mesmo na seleção olímpica — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Caio Henrique realizou exames para o Grêmio mesmo na seleção olímpica — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Vanderlei está em condição semelhante. O time gaúcho teve de negociar com Santos e Coritiba as respectivas fatias que os clubes detinham sobre os direitos econômicos do goleiro. Depois de acertar com o Peixe, o Tricolor chegou ao acordo com o Coxa na sexta-feira.

Três ou quatro

volante Rafael Carioca, revelado pelo Tricolor, é outro que iniciou conversas para retornar a Porto Alegre. Aos 30 anos, o jogador não renovou com o Tigres, do México, e a partir de fevereiro pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe sem custos. Mesmo assim, o Grêmio tenta a transferência imediata.

O “talvez” citado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior pode ser o atacante Keno. Desejo de consumo da direção desde 2018, o jogador de 30 anos interessa mais uma vez aos gaúchos. Depois de jogar no Pyramids, do Egito, foi contratado pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes.

Keno comemora gol pelo Al Jazira — Foto: Divulgação/Al Jazira

Keno comemora gol pelo Al Jazira — Foto: Divulgação/Al Jazira

Da lista feita pelo clube para preencher as lacunas que entende mais necessárias, faltaria ainda o meia de criação. Até porque a situação de Jean Pyerre, em recuperação de lesão na coxa direita, ainda é uma incógnita. Além disso, Luan foi para o Corinthians. A outra opção que sobrou no elenco para a função é o jovem Patrick.



Veja também