
Após quase seis meses, Maicon voltou a começar uma partida pelo Grêmio. Lutou, comandou o time, buscou fazer a transição da defesa ao ataque, mas a entrega não resultou na volta dos sonhos. Afinal, o Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro-RS na noite do último sábado na Arena.
Fazia tempo. Maicon chegou a entrar na derrota por 1 a 0 para o Real Madrid, na decisão do Mundial de Clubes, mas só atuou 10 minutos, ao substituir Michel. Porém, seu último jogo desde o início ocorrera no distante 9 de agosto, quando o time superou o Godoy Cruz por 2 a 1 pela Libertadores. Foram exatos 178 dias sem começar em razão da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, realizada no dia 2 de setembro.
– A gente jogou bem, mas faltou fazer o gol. Criamos oportunidades. Sabíamos que eles iriam jogar por uma bola. Infelizmente não conseguimos fazer o gol e quarta-feira já tem outro jogo – disse Maicon.
Se Renato Gaúcho é o mentor da equipe no vestiário, em campo, a organização recaiu ao capitão. Maicon orientava, gesticulava, corrigia o posicionamento e incentivava os companheiros a cada jogada, fosse ela certa ou errada.
Aos seis minutos, Everton roubou a bola no meio-campo e disparou. Após perdê-la próximo à área do Cruzeiro, o camisa 8 aplaudiu o atacante. O mesmo gesto ocorreu aos 33, quando Madson não dominou pela direita.
Maicon acabou envolvido em um lance por Jonathan, que fez fila nos tricolores, mas conteve os avanços dos homens de criação do adversário. Quando o time estava com a bola, aparecia quase ao lado de Pedro Geromel e Kannemann para iniciar as jogadas e acionar Léo Moura, Luan ou Everton.
Na volta do intervalo, voltou a mostrar sua ascendência perante os companheiros. Trocou ideias com Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez e Luan, gritou e aplaudiu para estimular ainda mais a equipe.
Na etapa final, até pelo gol cedo marcado por Kayron, não conseguiu repetir as mesmas funções. Depois, cansado, acabou substituído por Alisson, aos 23 minutos, e permaneceu na torcida pelos colegas, sem o resultado esperado.
Em busca de um maior ritmo, o Grêmio volta a campo nesta quarta-feira. Às 21h45, o time de Renato Gaúcho recebe o Brasil de Pelotas na Arena. Atualmente, o Tricolor soma apenas um ponto e está em penúltimo.