Lucas Uebel/Grêmio

A derrota para o Goiás acabou dentro de um roteiro no mínimo esperado pelo Grêmio no Serra Dourada. Recheado de jovens, o Tricolor chegou a virar o placar no primeiro tempo, mas não resistiu ao time mais “cascudo” do adversário. Levou outra virada e perdeu por 3 a 2.

O resultado foi o de menos. Mostra que o clube dá uma espécie de pontapé inicial à temporada 2020 no último jogo de 2019. Consolida seu modelo de usar as categorias de base e apresenta possíveis nomes para observar mais de perto no ano que vem.

O principal deles é Ferreira, autor das jogadas dos dois gols gremistas na partida. A maioria dos jovens usados em Goiânia retoma a Porto Alegre diretamente para as quartas de final da Copa RS Sub-20.

Aqueles que já ultrapassaram os 20 anos entram em férias e se apresentam em 2 de janeiro, uma semana antes do elenco principal. O primeiro jogo de 2020 está marcado para o dia 19, na disputa da Recopa Gaúcha diante do Pelotas – o título não será mais decidido em meio ao Gauchão.

Já a estreia no Campeonato Gaúcho ocorre três dias depois, diante do Caxias, na Arena. A tendência é que estas partidas sejam com os garotos.

— Fica consolidado um modelo de negócio do Grêmio a nível nacional, e isso é de suma importância. Sobretudo fica o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido na formação desses jogadores. Porque o trabalho de base não pode ser só consolidado com resultado. É para isso que as divisões de base estão lá: para formar jogadores com potencial para equipe principal — destacou o executivo Klauss Câmara.

Ferreira

É o fato novo neste fim de ano. Fez gol na vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro, na última quinta, e deu as assistências para Patrick e Isaque no Serra Dourada. Na sua característica de avançar sobre os adversários sem medo, teve vitória pessoal sobre o lateral-esquerdo Marcelo Hermes.

Mesmo sem experiência na Série A, foi o responsável por criar as principais jogadas gremistas contra o Goiás. No início do ano, estava emprestado ao Aimoré para a disputa do Gauchão e pouco apresentou.

Superou uma fascite plantar com tratamento de células-tronco e brilhou no Brasileirão de Aspirantes como artilheiro e vice-campeão pelo Grêmio.

Isaque

Apesar de não ser centroavante, Isaque tem experiência na função. Fez o gol ao completar jogada de Ferreira com extrema categoria, de letra, bem ao estilo homem de área.

No primeiro tempo, movimentou-se mais para dar opção de passe aos companheiros. No segundo, se destacou ao atuar mais solto em campo. No final, deu passe de calcanhar na jogada mais perigosa do time.

Frizzo

Apesar de estreante, o volante parecia estar à vontade e dominou o meio-campo. Procurou sempre tirar o time da área mais pressionada, mas deixou alguns espaços no setor defensivo. O jovem de 21 anos já estava no elenco profissional desde outubro e ganha espaço com a saída de Rômulo.

Maicon também iniciará 2020 fora de ação por conta da cirurgia no joelho esquerdo. Sobram Michel, Matheus Henrique e Darlan. Sendo que Matheus pode ser convocado para a seleção brasileira sub-23, que disputa o Pré-Olímpico entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

Matheus Frizzo em ação contra o Goiás — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Matheus Frizzo em ação contra o Goiás — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Ficaram devendo

O setor defensivo vacilou em Goiânia. O zagueiro Ruan e o lateral-direito Felipe foram facilmente vencidos por Rafael Moura nos dois gols de cabeça em lances de escanteio. No primeiro deles, o goleiro Phelipe poderia ter defendido.

O terceiro gol, que decretou a vitória do Goiás, teve mais uma vez a participação de Felipe e Ruan. O lateral não conseguiu afastar quando a bola respingou na área. Ruan foi afobado, chegou atrasado na disputa com Rafael Moura e poderia ter cometido pênalti.

Gol do Goiás! Rafael Moura pega o rebote ajeita para Yago Felipe marcar, aos 19' do 2ºT

Gol do Goiás! Rafael Moura pega o rebote ajeita para Yago Felipe marcar, aos 19′ do 2ºT

Mesmo que tenha marcado um gol, o meia Patrick teve atuação abaixo do que se espera dele. Seu nome pouco foi ouvido nas principais jogadas ofensivas, que nasceram pelos lados do campo. O centro, por onde se movimentou, ficou sem criatividade.

Apesar da derrota, o Grêmio manteve a quarta colocação no Brasileirão, com 65 pontos. Garantiu a premiação mais alta, de R$ 28 milhões. O clube entra em férias e retorna oficialmente no dia 9 de janeiro de 2020.



Veja também