Pedro Lucas será titular pela segunda vez seguida no Grêmio, no duelo diante do São José nesta segunda-feira, às 20h, no Francisco Novelletto, em jogo atrasado da terceira rodada do Gauchão. Aos 18 anos, o meia terá a chance de mostrar ao técnico Renato Portaluppi que pode ser útil ao longo da temporada.

A postura adotada publicamente pelo presidente Romildo Bolzan Júnior é de que o clube aumentará o uso de jovens oriundos das categorias de base e também do elenco sub-21. Portanto, o jogo desta noite será mais uma oportunidade para Pedro mostrar que a expectativa sobre seu talento é uma realidade.

Para a função de armador, Renato tem hoje à disposição apenas Jean Pyerre e Pinares, já que Isaque foi emprestado ao Fortaleza.

Pedro Lucas em Grêmio 2x0 Aimoré pelo Gauchão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Pedro Lucas em Grêmio 2×0 Aimoré pelo Gauchão — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Pedro fez a terceira partida pelo Tricolor contra o Aimoré, a primeira como titular. Antes, havia atuado 19 minutos na goleada de 4 a 1 contra o Brasil de Pelotas e outros 28 na classificação diante do Ayacucho, pela Libertadores.

Na sexta-feira, Pedro mostrou fundamentos técnicos refinados. Deu o passe para Guilherme Azevedo sofrer e depois converter o pênalti. De acordo com o estafe do jogador, que utiliza a plataforma Wyscout – empresa especializada em análise de estatísticas -, Pedro acertou 41 de 43 passes na partida.Com o tempo, tendo a calma necessária, podemos produzir um meia de muita qualidade, que pode nos ajudar nos próximos jogos.— Auxiliar Alexandre Mendes sobre Pedro Lucas

Elogiado também por inúmeros torcedores nas redes sociais, Pedro não terá toda essa euforia no vestiário. O próprio auxiliar Alexandre Mendes prega cautela para a evolução do meia, mas admite que o Grêmio tem tudo para formar um grande jogador.

— O Pedro temos que ter um pouco mais de calma, jogou um jogo e meio. Tem ainda algumas dificuldades de posicionamento que estamos tentando corrigir. Adequamos isso e, junto da parte técnica, tentar melhorar a intensidade do jogo dele. Não é um jogador que você verá jogando de costas, é um dos defeitos que tinha e estamos tirando. Estará sempre circulando entre as linhas, nas costas do volante, exatamente para municiar o ataque. Ele enxerga muito bem o jogo — disse Alexandre.

Pedro Lucas recebe cumprimentos de Guilherme Azevedo após o pênalti para o Grêmio — Foto: Lucas Bubols/ge

Pedro Lucas recebe cumprimentos de Guilherme Azevedo após o pênalti para o Grêmio — Foto: Lucas Bubols/ge

Pedro está no Grêmio desde os 12 anos. Ganhou notoriedade nas atuações pela categoria sub-17. Em 2020, subiria para o grupo de transição, mas passou por um processo de ganho de massa muscular. Iniciou 2021 já na equipe sub-23, até ser promovido para o time principal.

Recentemente, Pedro Lucas renovou seu contrato até dezembro de 2024, com multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 326 milhões na cotação atual). O Tricolor possui 80% dos direitos do jogador. Os outros 20% pertencem a seu estafe.

Antes de renovar com o Tricolor, Pedro recebeu sondagens de clubes da Holanda, França e Portugal – o Porto era um dos interessados. Porém, o meia rejeitou qualquer interesse e manteve o desejo de um dia atuar no time principal do Grêmio.



Veja também