
Adversário do Grêmio na semifinal da Libertadores da América, o Barcelona de Guayaquil vem acumulando tropeços no Campeonato Equatoriano. Desde que venceu o Santos na Vila Belmiro, em 20 de setembro, e conseguiu classificação nas quartas de final do torneio internacional, o time comandado pelo uruguaio Guillermo Almada não venceu nenhuma partida.
Nessa quarta-feira, o Barcelona foi derrotado dentro de casa pelo El Nacional. Na partida, Almada apostou em montar o time visando ao confronto com o Grêmio. O volante Gabriel Marques e o atacante Jonathan Alvez, suspensos na Libertadores, ficaram fora. O ex-colorado Ariel Nahuelpán ganhou uma vaga no ataque enquanto Oswaldo Minda entrou no meio-campo.
O Barcelona até saiu na frente do El Nacional com gol de Wacho Vera, mas Adolfo Munoz e Bryan de Jesús viraram a partida para os visitantes. Apesar da derrota, o técnico Guillermo Almada se mostrou satisfeito com o desempenho do seu time. “Criamos muitas situações que não aproveitamos. O adversário se aproveitou de erros nossos para marcar. Penso que o resultado não foi justo”, disse Almada, que também fez críticas à arbitragem.
Apesar da satisfação do técnico com o desempenho, o Barcelona não faz boa campanha no Campeonato Equatoriano. O time é apenas o nono colocado no torneio com apenas duas vitórias em 12 jogos – 15 pontos atrás do líder Delfín. Desde a vitória sobre o Santos na Libertadores, a equipe de Guayaquil entrou em campo quatro vezes, com uma derrota e três empates.
Antes de enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira, o Barcelona ainda fará mais um jogo pelo Equatoriano. No domingo, a equipe enfrenta novamente o El Nacional.
Resultados do Barcelona pelo Equatoriano desde o jogo contra o Santos
Barcelona 1 x 1 Delfín
Delfín 1 x 1 Barcelona
Barcelona 1 x 1 Independiente del Valle
Barcelona 1 x 2 El Nacional