Jogadores tidos como “cascudos” no Grêmio, aqueles mais experientes, tiveram um desempenho abaixo na última quarta-feira contra o São Luiz, pelo Gauchão. Assim, coube aos garotos evitarem a derrota no empate em 2 a 2 no estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.
Na última noite, foram a campo Victor Ferraz, David Braz e Everton. O trio disputou seu primeiro jogo após o período de recesso que parte do grupo do Grêmio teve. Além de Lucas Silva e Cortez. O restante da equipe era formado só por jovens oriundos das categorias de base ou do time de transição.
Evertonfoi escolhido para fazer a ponta esquerda e pouco ofereceu para a equipe. No primeiro gol sofrido, demorou a ajudar Cortezna marcação. Foi por ali que o São Luiz mais atacou. O lateral também esteve abaixo, mesmo com ritmo de jogo, pois acumulou minutos como capitão do elenco de jovens.
Lucas Silvafoi bastante regular dentro dos 90 minutos. Tinha a responsabilidade de cobrar as faltas, todas sem perigo. Na defesa, David Brazteve dificuldades para combater os contra-ataques velozes do São Luiz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/g/M/0kB9UBQDafxg0mozhkKA/51083637263-bbb9188b24-o.jpg)
Léo Chú comemora gol de empate do Grêmio contra o São Luiz junto de Cortez e David Braz — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Victor Ferraz, que pouco entrega ofensivamente desde a temporada passada, falhou na marcação do segundo gol sofrido. Deixou Paulinho Santos livre na pequena área.
Braz e Ferraz, inclusive, fazem parte de uma lista de atletas que o Grêmio facilmente liberaria para outros clubes em caso de interesse. É o caso do zagueiro, que recebeu uma sondagem do Fluminense. E o lateral agora tem a concorrência de Vanderson e Rafinha.
Apesar dos “cascudos” apresentarem uma atuação abaixo, a avaliação deve ser mais flexível. É o que apontou o auxiliar Alexandre Mendes após a partida.
— Temos que avaliar com mais precisão. Estão vindo de férias e se encontram no primeiro dia de jogo praticamente. Não podemos fazer uma avaliação criteriosa a partir do momento que esses atletas jogaram apenas um jogo. Então, metade dessa equipe que foi a campo hoje, tivemos problemas de adaptação, de campo. No decorrer das partidas, a partir do momento em que forem utilizados, eles vão produzir mais com certeza — comentou Mendes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/U/v/KnYNM1S8WsW7cZ8pWyDw/51087000696-873b8f79c0-k.jpg)
Léo Pereira arranca para superar adversário e marcar para o Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Jovens dão conta do recado
Assim, coube novamente aos garotos o protagonismo. Foram eles que evitaram uma derrota para o São Luiz, principalmente sob a batuta de Darlan. O volante tomou para si o papel de criar as principais jogadas de ataque do time.
Durante todo primeiro tempo, tentou lançamentos longos para aos atacantes. Num deles, o colega Léo Pereiraaproveitou para abrir o placar. Inclusive foi seu primeiro gol como profissional e também pelo clube que está emprestado até o final do ano – ele pertence ao Ituano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/S/L/6tWGo3QVeM4WwXeYc66Q/51087181487-e691676211-k.jpg)
Léo Chú comemora primeiro gol como profissional do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Victor Bobsintambém teve uma atuação chamativa. Porém, muito mais na parte defensiva, onde se mostrou atento e com êxitos em interceptações. Mas sentiu o ritmo do jogo antes de ser substituído.
Ao fim, Darlan apareceu outra vez dando um toque por cima de Lucas Carvalho, deixando LéoChúlivre para empatar. O “gremista fanático” bateu rasteiro e acendeu fagulhas do que apresentou no Ceará na última temporada.
Sobraria tempo para Brenno fazer duas boas defesas antes do apito final. O Grêmio agora passa a pensar no clássico Gre-Nal do próximo sábado, na Arena, a partir das 22h15, também pelo Gauchão. O elenco treina às 16h desta quinta-feira no CT Luiz Carvalho.