O Grêmio empatou em 1 a 1 com o São José na noite desta segunda-feira em jogo atrasado da terceira rodada do Gauchão e mesmo assim assumiu a liderança. O auxiliar Alexandre Mendes viu um adversário retraído na defesa enquanto seu time trabalhava a bola para tentar os gols. No final, entendeu que o placar ficou de bom tamanho.

Em entrevista coletiva, Mendes explicou a necessidade de usar os lançamentos longos para abrir a marcação do rival. O primeiro tempo teve apenas uma oportunidade de perigo para o Grêmio, e os gols só saíram na etapa final.

(Lançamento longo) Foi uma situação que nós tivemos que utilizar em razão do sistema defensivo do adversário. Jogou com linha baixa, dentro da área deles. As alternativas eram a individualidade dos extremas ou a mudança de lado buscando explorar a diagonal na linha alta. Em algumas situações, obtivemos sucesso, em outras, não. Estava bem bloqueado pela equipe adversária. Mas, no geral, a equipe foi muito bem – elogiou o treinador.

Alexandre Mendes, auxiliar-técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Alexandre Mendes, auxiliar-técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Como o Grêmio tinha dificuldades para criar chances de perigo por meio da troca de passes rápida, em alguns momentos foi possível acompanhar as subidas dos zagueiros Rodrigues e Ruan. Segundo Mendes, a estratégia é treinada para que Darlan fique com a bola para armar o jogo.

– Isso é treinado. Quando faz uma linha de três com o volante central por dentro ou pelo lado, libera a ação de um dos zagueiros para aproximar na linha ofensiva. Isso ocorreu com o Darlan. Conseguimos empurrar os laterais deles para trás, o que libera o avanço do zagueiro. É treinado e eles têm feito muito bem – explicou.

O empate retira os 100% de aproveitamento do Grêmio no Gauchão, mas o coloca na liderança com os mesmos 10 pontos de Inter, Caxias e São Luiz. A vantagem está no saldo de gols. Na próxima quinta-feira, a equipe de jovens enfrenta o Juventude em Bento Gonçalves, às 21h30, pela sexta rodada.



Veja também