O segundo jogo de Tiago Nunes à frente do Grêmio já lhe reserva uma competição de boas lembranças. Afinal, foi na Copa Sul-Americana, em 2018, que ele conquistou o primeiro título da carreira fora do âmbito estadual. Na quinta-feira, contra o Lanús, na Argentina, o treinador retoma uma disputa que o consolidou na elite do futebol brasileiro.

A conquista pelo Athletico três anos atrás catapultou Tiago Nunes como um profissional entre os mais destacados do país. Até cinco meses antes, era técnico do time sub-23 do Furacão.

No currículo, carregava três taças estaduais: no Mato Grosso, com a Luverdense, em 2009; no Acre, com o Rio Branco, em 2010; e no Paraná, com o Athletico, em 2018.

Tiago Nunes, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Tiago Nunes, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O treinador também conquistou a Copa FGF de 2014 com o time sub-20 do Juventude e tinha título do Gauchão sub-15, além da Divisão de Acesso quando ainda era preparador físico São Luiz. A Sul-Americana escancarou as portas.Parece que tudo teve uma razão e um porquê, as dificuldades que passei para chegar a esse momento. E eu passaria e viveria tudo de novo.— Tiago Nunes após o título da Sul-Americana em 2018.

Tiago Nunes com a medalha de campeão da Sul-Americana — Foto: Monique Silva

Tiago Nunes com a medalha de campeão da Sul-Americana — Foto: Monique Silva

No total, Tiago Nunes rodou por 23 clubes desde o início da carreira. Foi só após a taça, por exemplo, que foi efetivado como técnico do time profissional do Athletico. Havia assumido depois da demissão de Fernando Diniz, em junho, como interino e assim foi até a taça alçada aos céus.

O treinador esteve fora dos dois primeiros jogos do Furacão na competição, contra o Newell’s Old Boys, mas foi o comandante em sete vitórias, dois empates e uma derrota.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O hoje comandante do Grêmio passaria mais uma temporada de títulos em 2019, quando conduziu o Athletico na campanha do título da Copa do Brasil sobre o Inter e com o próprio Tricolor e o Flamengo eliminados pelo caminho.

As duas conquistas consolidaram a figura de Tiago como técnico pretendido no mercado. Por isso, foi buscado pelo Corinthians para 2020. Agora, em 2021, reencontra aquele trampolim da carreira como uma possibilidade a mais de título para o ciclo vitorioso do Grêmio.

O elenco tricolor treina na manhã desta quarta-feira e viaja no início da tarde para Buenos Aires. O duelo com o Lanús ocorre na quinta, às 21h30, no La Fortaleza.



Veja também