Foto: Tigres / Divulgação CP

O Grêmio já tem um acordo encaminhado com o volante Rafael Carioca, 31 anos, e tenta agora chegar a um acerto com o Tigres-MEX para anunciar o jogador. A diferença entre a proposta gremista e a pedida mexicana ainda é significativa, mas o grande trunfo é o desejo do atleta, que quer retornar ao Tricolor para entrar no radar da Seleção Brasileira.

O Tigres exigiu inicialmente o pagamento da multa rescisória, estipulada em 5 milhões de dólares (R$ 27,7 milhões), para liberar o volante. A primeira oferta tricolor, contudo, não passou de 2 milhões de dólares e foi imediatamente recusada.

Segundo o jornalista mexicano Willie Gonzalez, do canal Multimedios Deportes, Rafael Carioca está fazendo de tudo para deixar o México e jogar no Grêmio. O cronista, porém, chegou a definir a proposta apresentada pelo clube gaúcho como “ridícula”.

— O Rafael Carioca quer sair e está fazendo tudo que é humanamente possível para sair. O seu representante foi com o Grêmio e disse: “vamos comprar o Carioca”. Mas a oferta que fizeram para levá-lo ao Brasil é ridícula — declarou Gonzalez em seu espaço na emissora.

Apesar da diferença de valores, há nos bastidores um certo otimismo por parte do Tricolor e do estafe do atleta de que, no decorrer dos próximos dias, é possível que as partes cheguem a um denominador. Sem citar o nome do meio-campista, o técnico Renato Portaluppi disse que espera o anúncio de pelo menos uma contratação na semana que vem.

— Não estamos parados, estamos indo às compras, mas é difícil, não dá para trazer o jogador errado. Temos trocado ideias, tenho entrado em contato com alguns jogadores e alguns empresários, as coisas estão andando. Na hora de bater o martelo não é comigo, mas estamos bem adiantados com alguns jogadores. Na próxima semana, vamos ter pelo menos uma surpresa boa para a nossa torcida — afirmou.

Elogiado pelas boas atuações no último Mundial de Clubes, onde o Tigres sagrou-se vice-campeão, Rafael Carioca sonha em ser convocado para a Seleção Brasileira. Considerado um dos melhores jogadores do futebol mexicano, o volante acredita que o retorno ao futebol brasileiro seria importante para entrar no radar do técnico Tite.

O Grêmio prioriza a contratação de um primeiro volante na busca por reforços, e Rafael Carioca, revelado pelo clube, é o nome preferido. Contudo, a direção também vasculha o mercado em busca de um plano B e chegou a fazer uma consulta pelo volante Jaílson, que atua no futebol chinês.

Neste sábado (13), a imprensa paraguaia informou que o Tricolor buscou informações sobre o volante do Cerro Porteño, Mathias Villasanti, 24 anos. Contudo, não foi apresentada até agora nenhuma proposta oficial.



Veja também