Com pouco mais de um mês até a retomada para a disputa da Libertadores, Renato Gaúcho ainda tem um dilema no Grêmio: fechar a lista para a disputa das oitavas de final. Douglas, Lincoln, Marinho e André surgem como favoritos a entrar na nominata de 30 jogadores do principal torneio continental.
De acordo com o artigo 53 da competição, o Tricolor tem até o dia 4 de agosto, três antes do jogo de ida com o Estudiantes, marcado para La Plata, na Argentina, para realizar até cinco mudanças possíveis para a disputa do primeiro mata-mata, caso julgue necessário.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/07/02/28282455177_a314434d5e_o.jpg)
Marinho já participa dos treinamentos com o grupo gremista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)
Recuperado de duas cirurgias no joelho esquerdo, as quais o afastam de atuar pelo grupo principal desde fevereiro de 2017, Douglas trabalha com os companheiros. Na semana passada, participou da vitória do time B por 3 a 0 sobre a Chapecoense. Sua entrada servirá para dar a alternativa da criação e até formar parceria com Luan.
Para o meio de campo, surge também Lincoln. A jovem promessa gremista retornou de empréstimo ao futebol turco, onde foi campeão da segunda divisão, e treina desde meados de junho no CT Luiz Carvalho. O Grêmio tem a intenção de aproveitá-lo no segundo semestre do ano.
Oitavas de final da Libertadores
- 7 de agosto – Estudiantes x Grêmio – La Plata (Argentina)
- 28 de agosto – Grêmio x Estudiantes – Arena
Marinho, mais recente contratação da equipe, entra como mais uma opção ofensiva. Os dribles e a velocidade são suas credenciais. Nos treinos, já demonstra integração com os novos parceiros. Na segunda-feira, imitou a comemoração de Cristiano Ronaldo, conversou reiteradamente com Bruno Cortez e Maicon e brincou com os colegas.
Há ainda André. O centroavante foi apresentado no final de março. Porém, sem tempo para ser inscrito na Libertadores. Balançou as redes, inclusive, na estreia pelo clube, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro pelo Brasileirão. Ainda não engrenou. No total, soma dois gols em 13 partidas.
Quem sai
O quarteto briga para ocupar as brechas possivelmente deixadas por Léo, Maicosuel e Arthur. O goleiro já se transferiu para o Rio Ave, de Portugal. Ficará emprestado por um ano. Enquanto isso, o meia-atacante, que não conseguiu se firmar, acabou devolvido ao São Paulo após o término do empréstimo.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/06/06/41913734514_bb7170be77_k.jpg)
Arthur pode não vestir mais a camisa do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Já o volante está acertado com o Barcelona. Trocará Porto Alegre pela Catalunha neste segundo semestre. Os espanhóis devem efetivar a preferência de compra nesta semana, quando abriu o mercado de transferências internacionais. Provavelmente, Arthur não jogará mais pelo Grêmio e viajará no fim desta semana para a Espanha.
Ainda aberto
O tempo ainda dá espaço à direção fazer novos movimentos, pois ainda restaria uma vaga disponível para troca na lista da Libertadores. O Grêmio nunca escondeu que busca mais um zagueiro para ser opção a Geromel e Kannemann. No momento, tem apenas Bressan e Paulo Miranda no elenco. A saída de Léo também deixa aberta uma posição no gol. Contudo, Renato conta com Marcelo Grohe, Paulo Victor e Bruno Grassi.
– Tenho mantido conversas com o Renato sobre possibilidades. A princípio, óbvio, estamos vendo e pode ser que mude, mas não no setor defensivo. Temos avaliado alguns nomes, mas a necessidade que a gente tinha mais imediata era para o lugar do Maicosuel, como veio a possibilidade do Marinho. Entendemos estar qualificados para continuar este segundo semestre – disse o executivo André Zanotta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/p/p/pdITNjSReExPvSQuoKgw/42216414232-a7ea97837d-o.jpg)
Pepê tem sido constantemente usado por Renato no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Além das saídas de Maicosuel, Léo e Arthur, outros dois jogadores do atual grupo gremista podem perder suas vagas nas oitavas de final. Dentre os inscritos até o momento (veja a lista completa abaixo), os garotos Kaio e Vico seriam os mais ameaçados. Se o Tricolor não contratar novos reforços, as principais opções de Renato dentro do grupo atual são: Matheus Henrique, Lucas Poletto e Pepê.
Enquanto isso, o treinador aproveita o tempo para acertar o time e definir as peças após a Copa do Mundo. Na tarde desta terça, o grupo retoma os trabalhos no Centro de Treinamentos Presidente Luiz Carvalho.
Confira a atual lista da Libertadores:
- Marcelo Grohe
- Leonardo Moura
- Pedro Geromel
- Walter Kannemann
- Michel
- Leonardo Gomes
- Luan
- Maicon
- Jael
- Cícero
- Everton
- Bruno Cortez
- Lima
- Kaio
- Vico
- Thaciano
- Ramiro
- Maicosuel
- Hernane
- Leonardo Jardim
- Madson
- Bressan
- Alisson
- Paulo Victor
- Jailson
- Marcelo Oliveira
- Thonny Anderson
- Paulo Miranda
- Arthur
- Bruno Grassi