Com pouco mais de um mês até a retomada para a disputa da Libertadores, Renato Gaúcho ainda tem um dilema no Grêmio: fechar a lista para a disputa das oitavas de final. Douglas, Lincoln, Marinho e André surgem como favoritos a entrar na nominata de 30 jogadores do principal torneio continental.

De acordo com o artigo 53 da competição, o Tricolor tem até o dia 4 de agosto, três antes do jogo de ida com o Estudiantes, marcado para La Plata, na Argentina, para realizar até cinco mudanças possíveis para a disputa do primeiro mata-mata, caso julgue necessário.

Marinho já participa dos treinamentos com o grupo gremista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Marinho já participa dos treinamentos com o grupo gremista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Recuperado de duas cirurgias no joelho esquerdo, as quais o afastam de atuar pelo grupo principal desde fevereiro de 2017, Douglas trabalha com os companheiros. Na semana passada, participou da vitória do time B por 3 a 0 sobre a Chapecoense. Sua entrada servirá para dar a alternativa da criação e até formar parceria com Luan.

Para o meio de campo, surge também Lincoln. A jovem promessa gremista retornou de empréstimo ao futebol turco, onde foi campeão da segunda divisão, e treina desde meados de junho no CT Luiz Carvalho. O Grêmio tem a intenção de aproveitá-lo no segundo semestre do ano.

Oitavas de final da Libertadores

  • 7 de agosto – Estudiantes x Grêmio – La Plata (Argentina)
  • 28 de agosto – Grêmio x Estudiantes – Arena

Marinho, mais recente contratação da equipe, entra como mais uma opção ofensiva. Os dribles e a velocidade são suas credenciais. Nos treinos, já demonstra integração com os novos parceiros. Na segunda-feira, imitou a comemoração de Cristiano Ronaldo, conversou reiteradamente com Bruno Cortez e Maicon e brincou com os colegas.

Há ainda André. O centroavante foi apresentado no final de março. Porém, sem tempo para ser inscrito na Libertadores. Balançou as redes, inclusive, na estreia pelo clube, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro pelo Brasileirão. Ainda não engrenou. No total, soma dois gols em 13 partidas.

Quem sai

O quarteto briga para ocupar as brechas possivelmente deixadas por Léo, Maicosuel e Arthur. O goleiro já se transferiu para o Rio Ave, de Portugal. Ficará emprestado por um ano. Enquanto isso, o meia-atacante, que não conseguiu se firmar, acabou devolvido ao São Paulo após o término do empréstimo.

Arthur pode não vestir mais a camisa do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Arthur pode não vestir mais a camisa do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Já o volante está acertado com o Barcelona. Trocará Porto Alegre pela Catalunha neste segundo semestre. Os espanhóis devem efetivar a preferência de compra nesta semana, quando abriu o mercado de transferências internacionais. Provavelmente, Arthur não jogará mais pelo Grêmio e viajará no fim desta semana para a Espanha.

Ainda aberto

O tempo ainda dá espaço à direção fazer novos movimentos, pois ainda restaria uma vaga disponível para troca na lista da Libertadores. O Grêmio nunca escondeu que busca mais um zagueiro para ser opção a Geromel e Kannemann. No momento, tem apenas Bressan e Paulo Miranda no elenco. A saída de Léo também deixa aberta uma posição no gol. Contudo, Renato conta com Marcelo Grohe, Paulo Victor e Bruno Grassi.

– Tenho mantido conversas com o Renato sobre possibilidades. A princípio, óbvio, estamos vendo e pode ser que mude, mas não no setor defensivo. Temos avaliado alguns nomes, mas a necessidade que a gente tinha mais imediata era para o lugar do Maicosuel, como veio a possibilidade do Marinho. Entendemos estar qualificados para continuar este segundo semestre – disse o executivo André Zanotta.

Pepê tem sido constantemente usado por Renato no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Pepê tem sido constantemente usado por Renato no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Além das saídas de Maicosuel, Léo e Arthur, outros dois jogadores do atual grupo gremista podem perder suas vagas nas oitavas de final. Dentre os inscritos até o momento (veja a lista completa abaixo), os garotos Kaio e Vico seriam os mais ameaçados. Se o Tricolor não contratar novos reforços, as principais opções de Renato dentro do grupo atual são: Matheus Henrique, Lucas Poletto e Pepê.

Enquanto isso, o treinador aproveita o tempo para acertar o time e definir as peças após a Copa do Mundo. Na tarde desta terça, o grupo retoma os trabalhos no Centro de Treinamentos Presidente Luiz Carvalho.

Confira a atual lista da Libertadores:

  1. Marcelo Grohe
  2. Leonardo Moura
  3. Pedro Geromel
  4. Walter Kannemann
  5. Michel
  6. Leonardo Gomes
  7. Luan
  8. Maicon
  9. Jael
  10. Cícero
  11. Everton
  12. Bruno Cortez
  13. Lima
  14. Kaio
  15. Vico
  16. Thaciano
  17. Ramiro
  18. Maicosuel
  19. Hernane
  20. Leonardo Jardim
  21. Madson
  22. Bressan
  23. Alisson
  24. Paulo Victor
  25. Jailson
  26. Marcelo Oliveira
  27. Thonny Anderson
  28. Paulo Miranda
  29. Arthur
  30. Bruno Grassi


Veja também