A vitória do Grêmio sobre o Botafogo veio de um bom jogo coletivo, mas teve assinatura de Pepê. Autor de dois gols no segundo tempo, o atacante foi citado pelo vice de futebol Paulo Luz como a “grande contratação” de 2020. Os números não negam. A arrancada do atacante no time profissional é melhor que a de Everton Cebolinha no mesmo número de jogos.

O segundo gol contra o Botafogo, principalmente, evidencia como Pepê tem sido decisivo para o Grêmio depois da saída de Everton, pois a equipe já tinha um homem a menos na partida. O atacante preencheu a lacuna como titular e peça fundamental.

Desde a despedida de Cebolinha, Pepê tem oito gols e duas assistências em 14 jogos. São 10 gols no ano, número já próximo dos 13 atingidos durante todo 2019.

A vitória sobre o Botafogo foi o jogo de número 106 de Pepê no Grêmio. Nesse período, são 26 gols marcados e 12 assistências. No mesmo número de jogos, Everton tinha 17 gols e o mesmo número de passes para gols.

Grêmio x Botafogo Arena Brasileirão Pepê — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio x Botafogo Arena Brasileirão Pepê — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Pepê em 106 jogos

  • 26 gols
  • 12 assistências

Everton em 106 jogos

  • 17 gols
  • 12 assistências

Vale lembrar: com 106 partidas, Everton já havia sido campeão da Copa do Brasil e com gol na decisão. Pepê tem o tricampeonato gaúcho com a camisa do Grêmio.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Os números colocam a manutenção de Pepê até o final da temporada, em fevereiro de 2021, como o “reforço” do Grêmio para o ano. Com ele como titular, são 17 jogos, com nove vitórias, seis empates e só duas derrotas – aproveitamento de 64,7%.

O Porto ofereceu 15 milhões de euros (R$ 99 milhões) pelo atacante. Mas foi justamente a venda de Everton, curiosamente para o rival Benfica, que fez o Grêmio bater o pé e não aceitar a proposta.

“A grande contratação do Grêmio esse ano foi a manutenção do Pepê. Foi uma grande contratação que o Grêmio teve a capacidade de conquistar” (Paulo Luz, vice de futebol)

Nesta sexta, Pepê e seus companheiros retomam as atividades no CT Luiz Carvalho, pela manhã, e depois viajam para São Paulo. No sábado, o duelo com o São Paulo ocorre no Morumbi, às 21h. O Grêmio é o 11º colocado no Brasileirão, com 20 pontos.



Veja também