Lucas Uebel/Grêmio

Sem Kannemann, Matheus Henrique e Everton, em compromissos com as seleções de Argentina e Brasil, Renato Gaúcho terá de mexer mais uma vez em todos os setores do Grêmio para o confronto de quarta-feira, contra o Ceará, no Centenário, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Além do jogo de Caxias do Sul, o trio titular perderá a partida contra o Atlético-MG, no domingo, em Belo Horizonte. Apesar de Renato dar poucas pistas sobre o time com treinos fechados, as alternativas no elenco já estão bem consolidadas. Com relação à equipe que entrou em campo diante do Corinthians, devem entrar Michel, Pepê e Geromel, que treinou normalmente na segunda-feira.

— Os jogadores que foram para as seleções estão se destacando aqui, ficamos felizes por eles. Sentimos falta, mas têm outros para suprir e dar continuidade no trabalho, fazendo o que estamos acostumados. Aproveitar as partidas até o Flamengo para entrar no G-4, que é nosso objetivo — destacou Maicon.

Provável time do Grêmio contra o Ceará — Foto: Reprodução

Provável time do Grêmio contra o Ceará — Foto: Reprodução

Na defesa

A perda de Walter Kannemann foi minimizada pelo retorno de Pedro GeromelRecuperado de lesão muscular na coxa direita, o capitão está liberado pelo departamento médico e cumpriu todas as etapas para reforçar a equipe titular. Inclusive, treinou pelo lado esquerdo da defesa na segunda-feira, no coletivo dos reservas. Será o parceiro de David Braz em Caxias do Sul.

— O Geromel está em ótimas condições, esperamos que ele volte o mais rápido possível — comentou Maicon.

O retorno de Geromel faz com que pelo menos três titulares do setor permaneçam no período das datas-Fifa. Leonardo segue recuperação de cirurgia no joelho direito e só volta no meio do ano que vem.

Geromel e Pepê entram no time do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Geromel e Pepê entram no time do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

No meio-campo

Para o lugar de Matheus Henrique, Michel retoma a vaga e Maicon permanece no time. O antigo dono da braçadeira já foi titular e participou de cerca de 75 minutos do empate em 0 a 0 com o Corinthians, no sábado passado, justamente na vaga de Michel.

Apesar das recorrentes dores no joelho esquerdo, fruto de uma tendinite, Maicon deve jogar em sequência para readquirir ritmo. O volante ficou do dia 27 de agosto, na vitória sobre o Palmeiras, até a última quarta, dia 2 de outubro, sem atuar.

A intenção é estar no melhor nível possível, próximo do 100%, para o jogo com o Flamengo, dia 23, na segunda partida da semifinal da Libertadores. Assim, mesmo que jogue quarta e domingo, Maicon deve estar em campo enquanto aguentar. As outras opções para a vaga são Rômulo, Thaciano e Darlan.

Maicon e Michel devem voltar a atuar lado a lado — Foto: Eduardo Moura

Maicon e Michel devem voltar a atuar lado a lado — Foto: Eduardo Moura

No ataque

Já na vaga do Cebolinha, Pepê entra naturalmente na equipe. Vice-goleador da temporada, com nove gols, ao lado de Luan, o atacante só está atrás justamente de Everton, que marcou 17. Os dois têm características semelhantes: velocidade e drible.

O garoto de 22 anos ainda conta com um trunfo importante: três dos seus gols saíram no Centenário, palco da partida de quarta (relembre um deles abaixo). A partida contra o Ceará será disputada no estádio do Caxias porque a Arena receberá show da banda Iron Maiden.

— (O Centenário) É um estádio que tenho boas recordações. No Gauchão tive a felicidade de fazer dois gols contra o Caxias. Contra o Fortaleza também pude marcar. Espero que continue com essa sorte e ajudar minha equipe — diz Pepê.

Todas as outras alternativas envolvem mais trocas no setor ofensivo. Por exemplo, a entrada de Luciano deslocaria Alisson para o lado esquerdo. O mesmo com o meia Patrick, que tem treinado aberto pela direita. Ferreira, destaque do time de transição, pode aparecer como alternativa no banco.

A definição da equipe sairá no trabalho desta terça, em treinamento fechado pela manhã. Na sequência, a delegação viaja para a serra gaúcha. Na quarta, o Tricolor enfrenta o Ceará no Estádio Centenário, às 21h, pela 24ª rodada do Brasileirão. É o oitavo colocado na tabela, com 35 pontos.



Veja também