Por Giovani Mattiollo
- Às 12:02
6

O Cruzeiro esteve próximo de colocar um fim na passagem de Thiago Neves e iniciar a de Luan na Toca da Raposa. É o que revelou Itair Machado. O dirigente cruzeirense contou detalhes da negociação com o Grêmio e revelou que, mesmo com a renovação com o camisa 30, houve ainda uma possibilidade de realizar a troca, que acabou não acontecendo. Diferente da forma como o Flamengo fez para contratar o meia Arrascaeta, considerada pela Raposa como aliciamento do clube carioca ao uruguaio, Itair destacou a postura das diretorias de Cruzeiro e Grêmio na condução da negociação para tentar viabilizar a troca.

 — Foto: Arte / GloboEsporte.com

— Foto: Arte / GloboEsporte.com

A “novela” envolvendo Thiago Neves começou ainda no ano passado, quando Corinthians, Santos e Grêmio mostraram interesse no jogador. Mas foi o Tricolor gaúcho quem chegou mais próximo da contratação.

Explica-se: em conversa inicial com o Cruzeiro, Thiago Neves queria uma renovação de três temporadas com a Raposa, que não queria estender o vínculo por todo este tempo. O Grêmio acenou com o interesse, e o time mineiro viu a oportunidade de trazer um jogador velocista, que seria Luan. Além disso, no negócio, o Cruzeiro ainda mandaria Raniel, que assinaria por cinco anos, e o zagueiro Murilo.

– O Thiago Neves, eu conversei com o procurador (Leando Lima) dele. Ele falou: “Itair, se for bom para o Thiago Neves, como você não quer renovar por mais três anos, e o Grêmio der três anos, podemos ir sim. Podemos pensar”. Diante disso tudo, fomos para São Paulo, reunimos com o pessoal do Grêmio. O Grêmio autorizou o Cruzeiro a entrar em contato com o Luan, e eu autorizei eles entrarem em contato com os atletas do Cruzeiro – conta Itair.

Entretanto, faltava um acerto do Cruzeiro com o Luan. Mas foi a vontade do jogador gremista que travou a negociação e impediu que houvesse a troca. Segundo Itair Machado, o atacante aguardava chegar uma proposta da China, sua prioridade naquele momento.

Luan estava aguardando proposta da China e "travou" negociação — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Luan estava aguardando proposta da China e “travou” negociação — Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

– Aí tem até um episódio, que ninguém sabe ainda, que aconteceu depois (da renovaçaõ de Thiago Neves com o Cruzeiro). Depois de tudo resolvido, o Grêmio partiu para comprar o Thiago Neves, mas direto com o Cruzeiro. Nós chegamos aí em um valor aproximado de R$ 3,7 milhões, só que eu aí já tinha renovado o contrato com o Thiago Neves. Aí, o procurador do Luan, que não sabia que o Grêmio já tinha retirado a proposta para o Cruzeiro da troca, me ligou: “Itair, agora está definido, não veio proposta da China, o Luan quer ir para o Cruzeiro”. A proposta valia até 15 de janeiro, a que o Grêmio tinha autorizado (o Cruzeiro a falar com o Luan). O que eu fiz? Liguei para o Grêmio. Eu disse: “Grêmio, está acontecendo isso, isso e isso. (O Grêmio respondeu:) Itair, nós não vamos fazer. Por outro lado, eu informei a eles: “Agora, o Thiago Neves também não quer ir”. Então, não teria como acontecer o negócio. – conta Itair.

Itair Machado disse que tinha interesse na contratação de Luan, mas quando a situação teve condições de ocorrer, a renovação de Thiago Neves já havia acontecido, e não havia mais possibilidade de negócio, segundo ele.

Quando o Grêmio quis, o Cruzeiro quis, o empresário quis esperar a proposta da China, a pedido do atleta. Então, se perdeu no timing

– A gente ficou lisonjeado de o Luan querer vir, a gente queria muito o Luan, é um dos principais jogadores do futebol brasileiro, mas o timing da coisa se perdeu. Quando o Grêmio quis, o Cruzeiro quis, o empresário quis esperar a proposta da China, a pedido do atleta. Então, se perdeu no timing. Mas, depois de tudo resolvido, o que eu fiz: mandei um e-mail para o Grêmio, e para o procurador do jogador, falando: “Thiago Neves, neste momento, renovou o contrato, não tem como sair, o Cruzeiro quer o Luan. Mas, dentro da condição do estabelecido da troca, não tem mais condição. O Cruzeiro, neste momento, retira a proposta para que o jogador fique com a cabeça tranquila lá no Grêmio” – finalizou Itair.

Assim, Thiago Neves assinou renovação até 2020, com possibilidade de ampliação por mais um ano, caso faça 42 dois jogos, no mínimo, em 2020. Luan, sem proposta do futebol chinês, segue no Grêmio e atuará, em mais uma temporada, no Tricolor.


Comentários