Por Giovani Mattiollo
- Às 17:47
5

Foto: Eduardo Moura

Renato não está sozinho. Após pedir uma estátua sua na Arena depois da conquista da Copa do Brasil de 2016, o técnico do Grêmio ganhou de presente um busto em sua homenagem há duas semanas. O escultor Sergio Coirolo, gremista, claro, foi ao CT Luiz Carvalho para fazer a entrega ao treinador e se candidatar a ser o artista a colocar em prática a ideia do ídolo gremista, externado após a conquista do penta. Nesta sexta-feira, o treinador levou o presente para a entrevista coletiva e brincou ao colocar seus óculos na peça.

– Brinquei com o presidente. Estão fazendo a estátua aos poucos. Não trouxe para a coletiva, estou indo embora e ganhei de presente. De uma pessoa que me admira, trouxe para mim, vou levar para o Rio de Janeiro. Gostei bastante. Está parecido. Para ficar mais parecido, só assim – disse o técnico, antes de parar e colocar seus óculos escuros no busto.

Foram 15 dias de trabalho para fazer o molde e finalizar o busto de Renato. Em um encontro na semana passada, o artista que reside em Santa Catarina foi recebido pelo técnico para entregar o presente pessoalmente. Além de valorizar o maior ídolo do clube, também usou a oportunidade para se candidatar como postulante a escultor da estátua de Renato. E, conforme seus contatos, a ideia é vista com bons olhos no clube gaúcho – e também pelo alvo da homenagem.

– Como sou gremista e já via o Renato desde que começou a carreira, é um ídolo, resolvi fazer o busto. A intenção era dar um presente e também para mostrar que posso fazer a estátua do Renato. Para me candidatar, mostrar que sei retratar. É um desafio, uma pessoa viva. O Renato gostou demais, recebeu lá no CT. Ele disse que gostou bastante, que ia colocar em lugar de destaque nas coisas dele – disse Coirolo ao GloboEsporte.com.

A ideia de fazer um busto em homenagem ao ídolo gremista começou antes mesmo de Renato pedir a estátua publicamente. Coirolo, inclusive, diz que o assunto já estava em pauta antes da final da Copa do Brasil com amigos dirigentes. Todos concordaram em esperar a decisão para tratar do assunto. No palpite do escultor, Renato ouviu algo internamente e resolveu jogar ao grande público a ideia. Hoje, o artista é quem mais torce para a iniciativa sair do papel.

Sergio Coirolo entregou busto para Renato (Foto: Arquivo Pessoal)

Sergio Coirolo entregou busto para Renato (Foto: Arquivo Pessoal)

Para montar uma estátua do treinador, em tamanho aproximado do real, Coirolo precisaria de 90 a 120 dias. Não há um movimento no Grêmio para que a estátua se torne realidade. Até pelo momento da equipe, de foco total no campo. Mas já foi conversado, por exemplo, sobre um possível lugar, em um espaço interno na Arena. Renato pediu no campo, mas há pouco espaço para cumprir a intenção do ídolo no gramado. E, para Coirolo, o ideal é que fosse um retrato da imagem atual de Renato, e não da época de jogador.

– Ele merece, é um ídolo. Admiro o cara. Foi o maior jogador que o Grêmio teve, é gremista, agora é treinador. A estátua dele como treinador significaria tudo isso – completou o escultor.

O busto foi feito de fibra, material que imita bronze, após um molde de argila. Retratado a partir de imagens e fotos do homenageado. Coirolo foi o responsável por criar o busto do ex-presidente Luiz Carvalho, que dá nome ao centro de treinamento do Grêmio, e tem no cartel diversas obras, como de Luís Fernando Veríssimo e do Analista de Bagé, um dos seus personagens mais famosos. Gaúcho nascido em Cruz Alta, o artista hoje reside em Florianópolis.

Busto de Renato demorou cerca de 15 dias para ficar pronto (Foto: Arquivo Pessoal)

Comentários