Por Giovani Mattiollo
- Às 09:31
11

(Foto: Gabriel Duarte)

À beira do campo, Renato Portaluppi manteve o perfil enérgico e inquieto para cobrar seus jogadores durante os 90 minutos do triunfo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, na estreia do Grêmio no Brasileirão. E seus comandados cumpriram à risca suas orientações. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico valorizou – e muito – a postura de sua equipe e vibrou com uma vitória com “V maiúsculo” do Tricolor na casa de um rival direto pelo título do Nacional.

Em sua fala, o técnico ressaltou a primeira etapa em que o time beirou os 70% de posse de bola em pleno Mineirão para controlar o jogo até marcar com o estreante André, já no segundo tempo. Renato ainda elogiou a entrega da equipe para segurar o 1 a 0 mesmo após a expulsão de Kannemann.

– (O André) Foi bem pelo período que estava parado. Foi uma vitória com “V maiúsculo”. Não é nada fácil enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, uma grande equipe, um grande treinador. O Grêmio teve um tempo do jogo com 70% de posse de bola. É uma coisa inédita para um time aqui. O Cruzeiro sempre propõe o jogo aqui, ainda tivemos a expulsão do Kannemann. A equipe se comportou muito bem. Já dei o parabéns no vestiário. Fazia muito tempo que o Grêmio não estreava com vitória fora de casa. E diante de um grande adversário – elogia Renato.

“Foi uma vitória com “V maiúsculo”. Não é nada fácil enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, uma grande equipe, um grande treinador. O Grêmio teve um tempo do jogo com 70% de posse de bola. É uma coisa inédita para um time aqui” (Renato)

O treinador vibrou com o espírito de sua equipe, que manteve a postura de perseguir a vitória, independentemente do estádio e do adversário, com o estilo de atuação habitual. Após uma primeira etapa de supremacia no controle da bola, o Grêmio abriu o placar no começo do segundo tempo e teve chance de ampliar a vantagem, com Everton. O time seguiu no controle da partida até a expulsão de Kannemann e se defendeu com segurança para assegurar o triunfo.

– Eu sempre coloco na cabeça deles que é sempre em busca de títulos. Eles botaram isso na cabeça. Fico feliz pelo desempenho do Grêmio indendentemente de onde joga, adversário, competição. O Grêmio joga bonito, busca títulos, conquista vitórias. A gente sempre precisa melhorar. Por isso temos grupo bom, consciente, inteligente. O Grêmio jamais vai se acomodar. O Grêmio entra para ganhar. Se vai conseguir ou não é outra história. O mais importante é que o Grêmio continua encantando o Brasil inteiro do jeito que joga – exalta.

Com a vitória, o Grêmio lidera o Nacional com três pontos. Claro, há todo o restante da primeira rodada a ser disputada na noite deste sábado e no domingo. O Tricolor volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30, para encarar o Cerro Porteño, no La Olla Azulgrana, pela 3ª rodada do Grupo A da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso está marcado para o domingo, às 19h, contra o Atlético-PR.


Comentários