A quarta-feira (8) é de vida ou morte para o Grêmio na Libertadores. Depois de fazer apenas um ponto em nove disputados, a equipe de Renato recuperou-se no segundo turno da fase de grupos e venceu Rosario Central e Libertad. Agora, está a um empate da classificação às oitavas de final da competição. O último adversário é a Universidad Católica, do Chile, e a batalha será na Arena. Confira os oito trunfos do Grêmio para este duelo.

1 – Imortalidade

LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA
Tricolor foi ao Paraguai e derrotou o LibertadLUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA

Depois de conquistar apenas um ponto em nove disputados, as chances de classificação às oitavas de final ficaram bastante reduzidas. Comparando com o desempenho do Grêmio nos últimos 10 anos da Libertadores, a probabilidade de que o time ganhasse os três jogos do segundo turno era de 14%. Mas, contrariando a lógica, o Tricolor venceu o Rosario Central e o Libertad, e agora precisa de apenas um ponto.

2- Arena

Omar Freitas / Agencia RBS
Estádio gremista deve ter 38 mil pessoasOmar Freitas / Agencia RBS

É verdade que o Grêmio foi derrotado nos últimos jogos em casa pelo Brasileirão. Entretanto, o retrospecto gremista em jogos da Libertadores na Arena é extremamente positivo. Em 28 jogos, venceu 20 vezes, empatou três e perdeu apenas cinco. Marcou 54 gols e sofreu 16. Por isso, o fator casa é essencial para atingir o objetivo de chegar às oitavas de final.  A previsão é de que cerca de 38 mil torcedores acompanhem o confronto válido pelo Grupo H, a partir das 19h15min.

3- Volta de Geromel e Kannemann

LUCAS UEBEL / GREMIO FBPA
Dupla é um dos pontos fortes do time de RenatoLUCAS UEBEL / GREMIO FBPA

A defesa gremista está sendo bastante contestada em 2019. Sofreu apenas um gol no Gauchão, mas nas outras competições está deixando a desejar. Depois de dois jogos seguidos no Brasileirão sem a zaga titular (no empate com o Avaí jogaram Michel e Geromel, e na derrota para o Fluminense jogaram Michel e Kannemann), Geromel e Kannemann voltam a jogar lado a lado. Apontados por muitos como a melhor dupla de zaga da América, nos 11 jogos em que estiveram em campo na temporada sofreram seis gols. A dupla já levantou as taças da Copa do Brasil 2016, Libertadores 2017, Recopa Sul-Americana 2018 e Gauchão 2018 e 2019.

4- Everton em campo

NORBERTO DUARTE / AFP
Atacante já tem três gols na Libertadores deste anoNORBERTO DUARTE / AFP

Principal jogador do Grêmio na temporada, Everton sentiu um pequeno desconforto na coxa direita durante o segundo tempo da derrota para o Fluminense. Entretanto, não passou de um susto e o camisa 11 estará em campo contra os chilenos. Com os dois gols marcados navitória de 2 a 0 sobre o Libertad, no Paraguai, Everton chegou a nove na história da competição e subiu dois degraus no ranking de artilheiros do Grêmio na Libertadores. O atacante superou Paulo Nunes e Osvaldo, que somam oito. À frente dele, estão Jardel (15), Luan (12) e Rodrigo Mendes (10).

5 – Possível presença de Thaciano entre os titulares

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Thaciano deve receber oportunidade como titularTadeu Vilani / Agencia RBS

Bastante requisitado por torcedores, Thaciano é um dos cotados para iniciar o jogo entre os titulares. Ele disputa com Alisson e Montoya uma vaga como meia pela direita. O jogador, que pertencia ao Boa Esporte e tinha contrato de empréstimo até o fim do ano, foi adquirido em definitivo após ter se destacado nas poucas vezes em que esteve em campo na temporada. Pelas boas atuações, a direção gremista fez uma proposta de compra de 80% dos direitos econômicos do atleta e o novo contrato do meia vigorará até dezembro de 2022.

6 – Paulo Victor volta ao time

Lucas Uebel / Grêmio, Divulgação
Paulo Victor retorna após ser poupado pelo BrasileirãoLucas Uebel / Grêmio, Divulgação

O herói do título do Campeonato Gaúcho está de volta ao time. Depois de ser poupado no duelo contra o Fluminense — em que Julio César foi titular e falhou no segundo gol dos cariocas — Paulo Victor volta a ser escalado no gol gremista. Vivendo sua fase desde que chegou a Porto Alegre, o camisa 48 foi um dos destaques da vitória sobre o Libertad. Momentos antes de Everton marcar pela segunda vez, o goleiro fez uma grande defesa e evitou o que seria o gol de empate dos paraguaios.

7 – Jean Pyerre

Jefferson Botega / Agencia RBS
Jean Pyerre foi um dos destaques na derrota para o Fluminense Jefferson Botega / Agencia RBS

Cheio de personalidade, Jean Pyerre assumiu de vez a titularidade no meio-campo gremista. Seus lançamentos em profundidade são precisos e preciosos. Contra o Fluminense, foi dele o passe milimétrico para Cortez cruzar e André abrir o placar. Depois, seguindo uma orientação de Renato, o jogador pisou na área e marcou o terceiro gol da equipe. Pela Libertadores, também anotou o seu na vitória sobre o Rosário Central.

8 – Promessa de Renato

Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Renato garantiu que seu time avançaria às oitavas Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

Renato Portaluppi dispensa comentários. Maior ídolo da história gremista, o treinador cravou a recuperação da equipe na Libertadores após os três resultados negativos do primeiro turno. Nesta terça (7), concedeu uma entrevista coletiva e pediu para a torcida confiar nele e em seu grupo. Afirmou que seu time voltará a jogar bem, e que irá para cima dos adversários, como vem fazendo nos últimos dois anos e meio.


Comentários