Por Giovani Mattiollo
- Às 16:50
16

Renato Gaúcho acertou sua renovação de contrato por mais uma temporada e acabou com as dúvidas sobre sua permanência no Grêmio em 2019, mas a estátua em sua homenagem segue sem previsão de inauguração. Inicialmente previsto para ser apresentado ao público em setembro, o monumento sofreu um novo atraso e não tem previsão de conclusão. É certo, porém, que ficará para o próximo ano.

Segundo pessoas envolvidas com o projeto, o atraso se deu por conta de algumas mudanças e não tem nenhuma relação com as dúvidas sobre a permanência de Renato – a estátua será inaugurada independente do treinador seguir no clube. Nos próximos dias os artistas vão apresentar uma prévia da obra, com as alterações pedidas por Renato. A partir daí, com a aprovação do técnico, as próximas etapas são a da forma e a fundição em bronze, respectivamente.

Renato Portaluppi confere detalhes de sua estátua — Foto: Grêmio/DVG

Renato Portaluppi confere detalhes de sua estátua — Foto: Grêmio/DVG

No final de agosto, Renato visitou o ateliê na Zona Sul de Porto Alegre onde os artistas produzem a estátua para conferir o andamento da obra. A Grêmio TV divulgou um vídeo na época, no qual o técnico dava opiniões sobre o projeto. Ele até brincou ao olhar sua imagem.

– Você jogava pra c… – disse Renato.

A previsão para conclusão era no dia 15 de setembro deste ano, quando o clube comemorou o aniversário de 115 anos. Entretanto, a inauguração ainda não tem data confirmada. Só será divulgado um cronograma final após finalizad essas últimas fases.

A estátua será instalada na esplanada da Arena e vai retratar o ex-atacante comemorando um de seus dois gols na vitória sobre o Hamburgo, na final do Mundial de Clubes de 1983. A homenagem, pedida em tom de brincadeira pelo técnico após o título da Copa do Brasil, em 2016, virou assunto sério após a conquista da Libertadores, no ano passado. Foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do clube.


Comentários