Por Giovani Mattiollo
- Às 12:14
36

Mais do que nunca, o Grêmio terá que se apegar a alcunha de “imortal” para reverter a derrota contra o Palmeiras. Na noite desta terça, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Verdão, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, em plena Arena. Em todas suas participações na competição, o clube gaúcho jamais se classificou perdendo a primeira partida em mata-matas dentro de casa.

No gramado da Arena, nesta quarta, o Grêmio bem que tentou superar a forte marcação do Palmeiras. Nem mesmo com o dobro da posse de bola e mais finalizações, o Tricolor pode evitar a derrota. Scarpa anotou o único gol da partida, num chute de fora da área, ainda no primeiro tempo.

Nas três vezes em que sofreu o revés no jogo de ida numa fase eliminatória de Libertadores, foi desclassificado em todas. Foi assim na final de 1984, em duelo contra o Independiente, e nas oitavas de 2011 e 2016, diante da Universidad Católica e do Rosário Central, respectivamente (veja abaixo).

Final da Libertadores (1984):

  • Grêmio 0x1 Independiente (gol de Burruchaga)
  • Independendiente 0x0 Grêmio

Oitavas de final da Libertadores (2011):

 
  • Grêmio 1×2 Universidad Católica (Douglas; Lucas Pratto, duas vezes)
  • Universidad Católica 1×0 Grêmio (Mirosevic)
 
Grêmio caiu para o Rosário Central em 2016 — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Grêmio caiu para o Rosário Central em 2016 — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Oitavas de final da Libertadores (2016):

  • Grêmio 0x1 Rosario Central (Marco Ruben)
  • Rosario Central 3×0 Grêmio (Marco Ruben, duas vezes, e Donatti)

Espelho na Copa do Brasil

Grêmio tropeça diante do Criciúma na Arena

Grêmio tropeça diante do Criciúma na Arena

Embora o cenário possa parecer dos piores, há um fator que dá esperança ao Tricolor. Em 2015, o Grêmio perdeu para o Criciúma, na Arena, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Aplicou o mesmo placar em Santa Catarina e garantiu classificação após vencer nos pênaltis.

3ª fase da Copa do Brasil (2015):

  • Grêmio 0x1 Criciúma (gol de Lucca)
  • Criciúma 0(3)x(4)1 Grêmio (gol de Pedro Rocha)

Como fica?

Com o resultado, o Grêmio precisa vencer o Palmeiras no jogo de volta para se classificar às semifinais da Libertadores. Se devolver o placar da Arena, a decisão vai para os pênaltis. Em caso de vitória por um gol de diferença a partir de 2 a 1, garante a classificação pelo critério do gol qualificado.

O segundo encontro das quartas de final ocorre na terça-feira da próxima semana, no Pacaembu. Antes, o Tricolor recebe o Athletico pelo Brasileirão, no sábado, às 17h, na Arena.


Comentários